Palmeiras e Botafogo duelam na 2a. Fase da Copa Sul-Americana

Agência Palmeiras
Fábio Finelli

A Conmebol realizou na tarde desta sexta-feira (28) o sorteio do cruzamento das chaves da Copa Sul-Americana de 2012 e foram definidos os duelos das equipes brasileiras, que começam a se enfrentar na 2ª.Fase: Palmeiras x Botafogo, Bahia x São Paulo, Figueirense x Atlético-GO e Coritiba x Grêmio. As datas e os locais dos confrontos não foram divulgados. O gerente de futebol César Sampaio e o vice-presidente Roberto Frizzo estiveram em Assunção, no Paraguai, acompanhando o sorteio.

O Brasil é o país com mais equipes representantes: 8 no total. A Argentina terá 6 representantes, e o Chile, cinco. Bolívia, Colômbia, Equador, Paraguai, Uruguai, Peru e Venezuela terão quatro equipes na disputa.


Confira a lista com os times que disputarão a Copa SA deste ano:

Argentina: Independiente, Racing Club, Tigre, Argentinos Jrs, Colón.

Bolívia: Oriente Petrolero, Universitário, Aurora FC, Blooming

Brasil: São Paulo, Figueirense, Coritiba, Botafogo, Palmeiras, Grêmio, Atlético Goianiense e Bahia.

Chile: Universidad de Chile (campeão da Copa Sul-Americana 2011), Universidad Católica, Cobreloa, O'Higgins, Deportes Iquique.

Colômbia: Millonarios, Envigiado FC, Tolima, La Equidad.

Equador: Deportivo Quito.

Paraguai: Olimpia, Cerro Porteño, Tacuary, Guaraní.

Peru: Universidad San Martín, León de Huánuco, Unión Comercio, Inti Gas.

Uruguai: Nacional, Cerro Largo, Danubio, Liverpool.

Venezuela: Mineros de Guayana, Deportivo Lara, Monagas, Deportivo Táchira.


Verdão na Copa Sul-Americana

O Palmeiras já participou de quatro edições da Copa Sul-Americana, nos anos de 2011, 2010, 2008 e 2003. No total, o time já fez 19 jogos na competição, com 8 vitórias, 2 empates e 9 derrotas (20 gols marcados, 21 gols sofridos). Foram 9 jogos como mandante (6 vitórias, 3 derrotas; 16 gols marcados, 6 gols sofridos) e 10 jogos como visitante (2 vitórias, 2 empates, 6 derrotas; 4 gols marcados, 15 gols sofridos).

A melhor participação aconteceu na edição de 2011, quando o Verdão foi eliminado na semifinal para o Goiás (1×0 em Goiânia e 1×2 no Pacaembu). Nas outras fases, passou pelo Atlético-MG nas quartas (1×1 em Sete Lagoas, 2×0 no Pacaembu), nas oitavas pelo Universitario de Sucre (1×0 em Sucre, 3×1 na Arena Barueri) e na 1a.Fase pelo Vitória (0x2 em Salvador, 3×0 no Pacaembu).

Outras edições: Em 2003, o time caiu ainda na 1a.Fase, no triangular que envolvia também São Caetano e Cruzeiro – perdeu por 3×0 dos paulistas e 1×0 dos mineiros. Em 2008, a equipe passou da 1a.Fase ao superar o Vasco (perdeu por 3×1 no Rio e venceu por 3×0 no Palestra), despachou o Sport Ancash (0x0 no Peru e 1×0 no Palestra) e foi eliminado nas Quartas de Final pelo Argentinos Juniors após duas derrotas (2×0 em Buenos Aires e 1×0 no Palestra). Já em 2011, a equipe também caiu na 1a.Fase ao perder para o Vasco (0x2 em São Januário e 3×1 no Pacaembu).