Palmeiras e Corinthians se enfrentam pela 368º vez; Verdão tem 3 vitórias a mais
Bruno Alexandre Elias
Departamento de Comunicação
O encontro entre Palmeiras e Corinthians pela 5ª rodada do Campeonato Brasileiro, no próximo domingo (13), às 16h (de Brasília), na Arena Corinthians, será o Derby de número 368 da história. Ao todo, o Alviverde possui 130 vitórias nos 367 clássicos já disputados até aqui, contra 127 dos corintianos – portanto, três triunfos a mais do que o rival –, enquanto os outros 110 jogos terminaram empatados. O Verdão vazou o rival alvinegro por 521 vezes e sofreu 481 gols.
Nas estatísticas do histórico do confronto, o Palmeiras contabiliza os nove Derbys (4V, 3E e 2D) disputados pelo Torneio Início do Campeonato Paulista entre 1919 e 1969 – portanto, 50 anos de história em uma competição oficial, organizada pelas FPF e com a presença de seus filiados -, e também o empate em 0 a 0 válido pela Taça Henrique Mündel, competição disputada entre Palmeiras, Corinthians, Portuguesa e São Paulo a fim de arrecadar fundos para o time tricolor, que vivia grave crise financeira. Os números, portanto, oficializam todos os encontros que colocaram os clubes frente a frente em um campo de futebol, sem distinção de competição ou de tempo de jogo regulamentar.
>> Clique aqui e confira o hotsite especial do Derby
O primeiro Derby de todos os tempos foi disputado no dia 6 maio de 1917, no Parque Antarctica, válido pelo Campeonato Paulista, e terminou com vitória palestrina por 3 a 0. Naquela ocasião, em que o grande destaque foi o ponta-direita Caetano, autor dos três tentos do triunfo, o Palestra foi a campo com Flosi; Bianco Gambini e Grimaldi; Picagli, Bertolini e Arturo Fabbi; Caetano, Ministro, Heitor, Orlando e Martinelli.
Desde então, o Palmeiras estabeleceu a maior goleada da história do clássico (8 a 0, em 1933), levou a melhor na primeira decisão de campeonato entre os rivais (2 a 1, em 1936), faturou o título do torneio de inauguração do Pacaembu (2 a 1, em 1940), ampliou o jejum de títulos do rival para 21 anos (1 a 0, em 1974), saiu da fila com direito a goleada (4 a 0, em 1993), conquistou o primeiro e único Campeonato Brasileiro decidido com um Derby (1 a 1, em 1994) e eliminou o adversário duas vezes seguidas da Libertadores (1999 e 2000), entre outros feitos.
Dia 13 de maio
O Palmeiras já enfrentou o Corinthians por três vezes em dias 13 de maio, data do próximo confronto entre as duas equipes: não perdeu nenhuma! Foram dois empates e uma vitória do time palestrino. Além disso, o retrospecto geral do Verdão atuando em dias 13 de maio – sem distinção de clube adversário – é extremamente favorável. Em 26 partidas, foram 16 vitórias, sete empates e apenas três derrotas (o Alviverde balançou as redes adversárias em 63 ocasiões e foi vazado em 30 oportunidades, portanto, sofreu menos do que a metade dos gols marcados).