Palmeiras e Grêmio já se enfrentaram 90 vezes na história; vantagem é alviverde
Felipe Krüger
Departamento de Comunicação
O Palmeiras visita o Grêmio neste domingo (22), na Arena Grêmio, em partida válida pela 30ª rodada do Campeonato Brasileiro 2017. Até hoje, os dois times duelaram em 90 oportunidades, sendo 37 vitórias alviverdes, 34 empates e 19 derrotas. O Verdão marcou 128 gols e foi vazado 96 vezes.
No primeiro turno do Brasileirão, em partida disputada no estádio do Pacaembu, o Alviverde venceu por 1 a 0 – gol contra de Machado após boa jogada do meia Raphael Veiga. Naquela oportunidade, o time, então dirigido pelo técnico Cuca, foi a campo com Fernando Prass; Mayke, Luan, Juninho e Egídio; Bruno Henrique, Zé Roberto e Michel Bastos (Raphael Veiga); Erik (Willian), Borja e Keno (Róger Guedes).
Pelo Campeonato Brasileiro, como no caso deste domingo (22), os times já se encontraram 66 vezes. O retrospecto é de 30 triunfos alviverdes, 22 igualdades e apenas 14 derrotas. É o time que o Palmeiras mais venceu na história do torneio. A primeira partida válida pela competição nacional aconteceu em setembro de 1961, no Olímpico, em Porto Alegre – o Verdão venceu por 3 a 0, com gols de Fernando (2) e Vavá.
Em Porto Alegre, contra o Grêmio, o Palmeiras já disputou partidas em três estádios diferentes. Foram dois jogos na Baixada dos Moinhos de Vento (uma vitória e um empate), 41 no Olímpico (oito vitórias, 18 empates e 15 derrotas) e três na Arena Grêmio (um empate e duas derrotas).
A última vitória do Verdão no Rio Grande do Sul diante do time tricolor aconteceu em junho de 2012, pela semifinal da Copa do Brasil. Os gols foram marcados por Mazinho e Barcos.