Departamento de Comunicação

O Palmeiras e a Prefeitura de São Paulo comemoram um golaço em prol da solidariedade. A equipe alviverde entrou em campo contra o Botafogo, no Allianz Parque, pelo Campeonato Brasileiro, com o número da camisa de alguns jogadores representando a Operação Baixas Temperaturas. Oito atletas do elenco usaram a numeração até treze juntamente com o símbolo de temperatura, em referência aos 13 graus Celsius ou menos quando é ativada a operação.

A iniciativa contou com a participação dos seguintes jogadores: 6 – Vanderlan, 7 – Dudu, 8 – Zé Rafael, 9 – Endrick, 10 – Rony, 11 – Bruno Tabata, 12 – Mayke, 13 – Luan.  Além disso, o capitão Gustavo Gómez entrou em campo com a camisa 156, que representa o número de telefone da Prefeitura para solicitar o atendimento às pessoas que necessitam de proteção neste inverno.

“É com muita satisfação que participaremos desta campanha que tem ajudado muitas pessoas em situação de rua. O Palmeiras, por meio do programa Por Um Futuro Mais Verde, sempre estará atento para fortalecer ações que realmente fazem a diferença na nossa sociedade. Contamos com a participação de todos, especialmente da Família Palmeiras”, declarou Leila Pereira, presidente do Palmeiras.

Rede de atendimento

A cidade de São Paulo possui a maior rede socioassistencial da América Latina, com mais de 24 mil vagas de acolhimento para as pessoas em situação de rua nos Centros de Acolhida, hotéis sociais, repúblicas para adultos e Vilas Reencontro.

“A Prefeitura de São Paulo cuida das pessoas com uma equipe preparada para convencer os que precisam aceitar acolhimento em nossos abrigos quando a temperatura baixar de 13º C. Todos podem ajudar a Prefeitura, sendo solidários e ligando para o 156”, destacou o prefeito Ricardo Nunes.

A abordagem social, por intermédio do 156, funciona 24 horas por dia e a solicitação pode ser anônima. É importante informar o endereço da via em que a pessoa em situação de rua está, indicando um número aproximado, citar pontos de referência, características físicas e detalhes da vestimenta da pessoa a ser acolhida.

Operação Baixas Temperaturas

Desde o início da Operação Baixas Temperaturas, no dia 30 de abril, foram realizados mais de 182 mil atendimentos, que resultaram em mais de 31 mil acolhimentos. A Prefeitura também já distribuiu mais de 90 mil cobertores, 718 mil itens de alimentação (sopa, pão, chocolate quente, chá e água) e aplicou mais de 3 mil doses de vacina contra a Influenza e a Covid-19.

As abordagens são feitas pelo Serviço Especializado de Abordagem Social (SEAS), por equipes da Coordenação de Pronto Atendimento Social (CPAS) da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, atendimentos das equipes do Ampara SP e, nos dias de baixas temperaturas, pelas tendas instaladas em dez pontos da cidade.