Palmeiras e São Paulo duelam pela 300ª vez neste domingo
Felipe Krüger
Departamento de Comunicação
Rivais históricos, Palmeiras e São Paulo alcançarão neste domingo, às 19h30, uma importante marca do retrospecto de confrontos de alviverdes e tricolores. Quando a bola rolar no estádio do Morumbi, os registros do Choque-Rei apontarão 300 partidas entre os dois clubes em toda história.
Em jogos apenas do Campeonato Brasileiro, como é o caso do próximo embate, os números favorecem o Verdão. São 57 encontros, com 18 vitórias palestrinas, 27 empates e apenas 12 reveses perante o São Paulo, que fica por pouco à frente no histórico geral (96V, 99E, 104D).
Também em duelos do Brasileirão, a maior goleada entre as equipes na competição nacional aconteceu em 1992, quando o Palmeiras superou os rivais por 4 a 0, com dois gols de Evair, um de Andrei e um de Edu Marangon (confira vídeo abaixo).
No último jogo entre os dois times no estádio do Morumbi, palco da partida deste domingo, o placar não foi alterado. As equipes empataram em 0 a 0 e, ainda sob o comando do técnico Gilson Kleina, o Verdão foi a campo com Fernando Prass; Weldinho, Henrique, Mauricio Ramos, Vilson (Wesley) e Juninho; Márcio Araújo, Charles (Patrick Vieira) e Valdivia; Vinicius (Leandro) e Kleber.
Além desta última igualdade, outro empate – um dos 99 em toda história – chama bastante a atenção. No Campeonato Brasileiro de 1985, os dois times ficaram no 4 a 4. Para o Verdão, marcaram Mendonça (2), Jorginho Putinatti e Ditinho.
Confira o vídeo da goleada palestrina em 1992: