Departamento de Comunicação
Sustentabilidade é um tema de relevância global e o Brasil está no centro das atenções. Cuidar do planeta é um dever de todo cidadão, de toda empresa e, por que não, de um clube de massa. Atento ao seu papel social e com o propósito de contribuir para a proteção do meio ambiente, o Palmeiras e a ONG SOS Mata Atlântica unem forças para gerar impacto positivo na indústria do futebol e em toda sociedade.
A parceria entre Palmeiras e fundação tem uma razão muito especial, afinal, a Mata Atlântica está presente em 17 estados do Brasil. É, portanto, o lar de 145 milhões de pessoas (cerca de 72% da população brasileira), que dependem dos recursos naturais provenientes do seu bioma, como a qualidade do ar que respiramos e o abastecimento de água que usamos.
> Clique aqui e conheça um pouco mais sobre a Mata Atlântica!
“A Mata Atlântica tem hoje apenas 12,4% de sua extensão original. As áreas verdes estão acabando e ajudaremos a reverter esta tendência. O verde é a cor do Palmeiras e vamos convocar os milhões de apaixonados torcedores palmeirenses a aderir a essa causa”, diz o diretor executivo de marketing do Palmeiras, Roberto Trinas. “Como primeiro passo, a Fundação SOS Mata Atlântica ganhará o reforço do clube na divulgação da sua missão e dos seus trabalhos. O segundo passo será estruturar mecanismos de incentivo à colaboração financeira para os projetos da ONG”, completou.
Segundo Marcia Hirota, diretora-executiva da Fundação, a parceria visa posicionar e fortalecer as marcas SOS Mata Atlântica e Palmeiras como organizações inovadoras e sustentáveis, em níveis nacional e internacional. “Pretendemos informar, educar, mobilizar e engajar colaboradores, atletas e todos os públicos com os quais o Palmeiras se relaciona a assumir atitudes e comportamentos mais responsáveis, de modo a contribuir com a preservação do bioma da Mata Atlântica, o mais ameaçado do país, por meio de ações planejadas”, afirma.
> Confira o Guia do Educador Ambiental clicando aqui!
Por Um Futuro Mais Verde – A parceria entre o clube e a ONG faz parte do “Por Um Futuro Mais Verde”, programa de sustentabilidade desenvolvido pelo Palmeiras que visa estimular em seu público (funcionários, sócios, torcedores, etc.) um comportamento responsável em relação a suas escolhas cotidianas de consumo, descarte, hábitos de vida, entre outros.
Para o professor Lívio Giosa, coordenador geral do IRES (Instituto ADVB de Responsabilidade Socioambiental), entidade parceira do Palmeiras no programa, “a História não vai nos julgar pelo crescimento econômico nem pelo quanto expandimos o consumo material, mas pelo legado que deixamos para as futuras gerações”. “Estamos consumindo o que é deles por direito ao sacrificar o progresso de longo prazo pela satisfação imediata. Esse é um comportamento pouco responsável”, completa.
Além do amor e do orgulho de vestir o manto alviverde em qualquer circunstância, a Família Palmeiras agora tem em comum a paixão por um mundo mais verde e sustentável. A transformação começa com cada palestrino, por meio de ações praticadas em seu dia a dia, em sua casa e sua cidade. Um time sustentável, responsável, é um time forte, uma marca forte.