Palmeiras esbarra na marcação e é derrotado pelo Coritiba no Couto Pereira

João Abel
Departamento de Comunicação

Na noite desta quarta-feira (12), o Palmeiras foi a campo contra o Coritiba, no estádio Couto Pereira, em jogo válido pela 18ª rodada do Campeonato Brasileiro, e acabou derrotado pelo placar de 2 a 1.

Os instantes iniciais da partida foram equilibrados e de muito estudo de ambas as partes. Aos 12 minutos, Alecsandro cruzou da esquerda, Dudu desviou de cabeça e Cleiton Xavier completou para fora. Apesar do impedimento do camisa 8 ser marcado, foi a primeira chegada de mais perigo do jogo.

A equipe paranaense só finalizou aos 16. Após falta cobrada pelo lado direito, Leandro Silva subiu de cabeça e testou para defesa tranquila de Prass. No lance seguinte, o Coritiba puxou contra-ataque rápido pelo lado esquerdo, Juan tocou a bola para trás e Henrique Almeida completou para as redes, abrindo o placar. (Coritiba 1 x 0 Palmeiras)

A resposta do Verdão veio logo na sequência. Cleiton Xavier arriscou de longe, a bola encobriu Wilson, mas o arqueiro se recuperou e espalmou para linha de fundo. Aos 19, Alecsandro deu bom passe para Rafael Marques pela esquerda e o camisa 19 bateu, obrigando Wilson a fazer outra grande intervenção.

Com 23 minutos, Rafael Marques fez fila na zaga curitibana e armou o chute de perna canhota, mas foi travado no momento da finalização.

A primeira etapa seguiu com as duas equipes errando um alto número de passes e sem grandes oportunidades de gol. Só aos 45, o Coritiba conseguiu levar perigo novamente: depois de cruzamento da esquerda, Henrique Almeida chegou na primeira trave e tocou para fora.

Já no fim do primeiro tempo, Galhardo fez passe em profundidade, Henrique Almeida desvencilhou-se da marcação palestrina e Fernando Prass teve de sair rapidamente da meta para cortar a bola.

Com apenas 37 segundos de bola rolando na etapa final, Cleiton Xavier tocou para Dudu pelo lado esquerdo, o camisa 7 fez bom drible em cima da zaga paranaense e cruzou para Rafael Marques, que bateu de primeira para o fundo do gol, empatando o duelo para o Verdão. (Coritiba 1 x 1 Palmeiras)

Aos 11 minutos, Arouca se apresentou ao ataque e arriscou rasteiro de fora da área, mas a bola foi pela linha de fundo. Três minutos depois, foi a vez de Dudu tentar de longe, e obrigou Wilson a fazer uma difícil defesa.

Aos 15, Negueba limpou a marcação e chutou de longe. Prass caiu com segurança para ficou com a bola.

Buscando mudar a forma de jogo da equipe, o técnico Marcelo Oliveira promoveu duas substituições: Lucas Taylor – estreante da noite vindo da base do Verdão – e Cristaldo entraram no lugar de Nathan e Cleiton Xavier, respectivamente.

Aos 33, Egídio arrancou do campo de defesa até a entrada da área e tocou para Gabriel Jesus, que havia acabado de entrar na partida. O garoto passou para Dudu, que cruzou rasteiro para Cristaldo. O argentino se esticou inteiro, mas não alcançou a bola, perdendo ótima chance para o Palmeiras.

Quatro minutos depois, Esquerdinha enfiou a bola para Henrique Almeida, que ficou na cara do gol e bateu forte, anotando o segundo tento da equipe paranaense. (Coritiba 2 x 1 Palmeiras)

O Palmeiras ainda buscou o gol de empate, mas esbarrou na marcação do Coritiba nos últimos lances da partida.

Para voltar a vencer no Brasileirão, o Verdão volta a campo no domingo (16) contra o Flamengo, no Allianz Parque. Na próxima quarta-feira (19) será a vez de jogar diante do Cruzeiro, pelas oitavas-de-final da Copa do Brasil, também na casa palestrina.

Escalação: Fernando Prass; Nathan (Lucas Taylor), Vitor Hugo, Leandro Almeida e Egídio; Arouca, Cleiton Xavier (Cristaldo) e Robinho; Dudu, Rafael Marques e Alecsandro (Gabriel Jesus).

Cartões amarelos: Egídio

Gols        

Coritiba: Henrique Almeida (17’ – 1º tempo e 37’ – 2º tempo)

Palmeiras: Rafael Marques (1’ – 2º tempo)