Departamento de Comunicação

O Palmeiras realizou na manhã desta quarta-feira (21), na Academia de Futebol, mais uma sessão de treino em preparação para o confronto com o Ceará, na quinta (22), às 19h30, no Allianz Parque, pela Copa do Brasil – na ida, em Fortaleza (CE), o Verdão venceu por 1 a 0, com gol do zagueiro Gustavo Gómez. Após assistirem a um vídeo feito pela comissão técnica de Abel Ferreira, os jogadores foram a campo e fizeram atividades táticas com ênfases em saídas de bola, marcações e movimentações específicas. Na sequência, o elenco alviverde aprimorou bolas paradas, tanto defensivas quanto ofensivas.

Um dos destaques palestrinos na temporada, o lateral-esquerdo Piquerez falou da confiança do grupo por conta da sequência de resultados positivos (o Maior Campeão do Brasil venceu 13 das últimas 14 partidas que disputou, perdendo apenas para o Bahia, no Allianz Parque, pelo Campeonato Brasileiro). Já são seis vitórias consecutivas e as lideranças do Brasileirão e da fase de grupos da CONMEBOL Libertadores.

“Essa sequência de vitórias dá uma tranquilidade para poder vir ao dia a dia trabalhar mais alegre, mais tranquilo. Esse ambiente é favorável, é muito positivo. Falando do jogo de amanhã, chegamos bem animicamente e fisicamente também porque tivemos quatro dias entre os jogos contra o Bragantino e contra o Ceará. Sabemos que é um jogo de mata-mata, no qual as decisões dentro do campo são muito importantes. Temos a vantagem de um gol, mas temos de estar preparados para matar o jogo. Sabemos que somos favoritos, que jogamos em casa, mas não podemos dar oportunidade ao adversário”, disse.

O lateral-esquerdo Joaquín Piquerez durante treinamento na Academia de Futebol (Foto: Cesar Greco/Palmeiras/by Canon)

O uruguaio está a um triunfo de superar Arce e se isolar na 3ª posição entre os estrangeiros com mais vitórias pelo Palmeiras (soma 115, ao lado do paraguaio e atrás somente do chileno Valdivia, com 122, e do paraguaio Gustavo Gómez, com 203). Ele está também a um gol de ultrapassar Cafu na 4ª posição entre os laterais com mais bolas na rede pelo clube (soma 16, ao lado do ex-jogador e com uma a menos que Pedrinho), além de se isolar em 2º entre os uruguaios (soma 16, ao lado de Hector Silva e atrás apenas de Villadoniga, com 52).

“Estou feliz pelo momento, mas também com os pés no chão porque, como o professor falou muito bem, aqui temos jogos a cada três dias. Em um momento, a semana é boa e, na seguinte, é ruim. Nós sabemos que isso é uma prova de resistência. Temos muitos jogos durante o ano, a ideia é dar o melhor em todos. Ninguém vai ter nota 10 em todos os jogos, mas é importante manter os pés no chão em todos os momentos e ter esse equilíbrio que é fundamental para o restante do ano”, analisou.

Por fim, o camisa 22, que soma 187 embates e 16 gols pelo clube (sendo 22 jogos e três bolas na rede em 2025), enalteceu a sinergia entre jogadores e a torcida que canta e vibra nas arquibancadas. Para o duelo com o Ceará, já foram vendidos 17.300 ingressos (parcial da tarde de terça-feira, 20). “É uma sintonia muito importante tanto para o torcedor quanto para nós, jogadores. Sentir que todos puxam para o mesmo lado e, ao final do jogo, ter esse reconhecimento tanto da torcida quanto de nós. Esperamos continuar nesse caminho de vitórias, comemorações e conquistar títulos ao final”, concluiu o lateral-esquerdo com mais títulos da história do Palmeiras, com oito.