Palmeiras fecha 1º turno com destaques coletivos e individuais
Agência Palmeiras
André Lima
Com 42 pontos conquistados em 19 jogos, o Palmeiras terminou o primeiro turno do Campeonato Brasileiro Série B com dois pontos de vantagem sobre a vice-líder, Chapecoense, e 11 à frente do primeiro colocado fora da zona de acesso, o Joinville. Além da liderança, os números coletivos e individuais dos comandados de Gilson Kleina mostram equilíbrio e bom rendimento tanto no ataque como na defesa.
O Verdão foi o clube que mais venceu (13 vitórias) e o que menos perdeu (apenas 3 derrotas – nenhuma delas no Pacaembu). O ataque foi o segundo melhor (36 gols contra 37 do Figueirense) e a defesa, a segunda mais efetiva (15 tentos sofridos ante 13 do Paraná). Com isso, o Alviverde tem disparado o melhor saldo de gols – 21 contra 19 da Chapecoense e do Paraná.
Coletivamente, o Palmeiras é o time que mais tempo se mantém na ponta da tabela – 11 rodadas –, além de ostentar a maior série invicta do campeonato – 10 vitórias e um empate, diante de América-RN, Oeste, ABC, Figueirense, Guaratinguetá, Icasa, Bragantino, São Caetano, Paraná, Joinville e Paysandu. O Alviverde também lidera a lista dos passes certos, com 7003 (são 821 a frente do segundo colocado, Atlético-GO) e está à frente no ranking de posse de bola, com uma média de quase 17 minutos por partida e mais de 300 minutos somando os 19 jogos.
Ainda nos destaque coletivos, chama a atenção a liderança em fundamentos tanto defensivos quanto ofensivos – como, por exemplo, a dos desarmes certos (495 contra 483 do América-MG), a do menor número de faltas realizadas (311 contra 314 do América-MG e Atlético-GO), a de finalizações certas (131 contra 115 do São Caetano) e a de dribles certos (311 contra 242 do ABC).
Individualmente, Juninho aparece como o melhor passador do campeonato com 1002 passes corretos (172 a mais que Cléber Santana). Os três atletas que mais mantiveram a bola sobre seu domínio dentre todos os atletas da Série B são Wesley (38min06seg), Juninho (33ming26seg) e Márcio Araújo (31min32seg). O camisa 6 e o camisa 18 são, inclusive, os atletas com mais aparições com a camisa palestrina neste primeiro turno, tendo ficado de fora de apenas um confronto.
Já nos aspectos defensivos, Márcio Araújo aparece como o maior ladrão de bolas do Palmeiras com 65 desarmes, seguido por Charles e Henrique, ambos com 53. Ao todo, o elenco sofreu 353 infrações e gerou 51 cartões amarelos dos adversários, e o jogador que mais faltas sofreu foi Leandro, com 47, seguidos por Wesley (39) e Valdivia (30). O camisa 38 também é o que mais provocou cartões nos adversários: sete amarelos no total.
Leandro e Alan Kardec terminaram o turno como artilheiros do Palmeiras, com seis gols cada, seguidos por Vinicius (4), Wesley (3), Valdivia, Charles, Tiago Real, Mendieta e Juninho (2), Ronny, Luis Felipe, Kleber, Fernandinho, Serginho, André Luiz e Henrique (1). O camisa 38 também lidera as assistências, com seis, seguido por Valdivia (4), Vinicius (3), Wesley e Juninho (2), Tiago Real, Luis Felipe, Ayrton e Mendieta (1). Leandro e Kardec também foram os que mais gols fizeram gols de pé direito (4 cada um), enquanto Juninho é o artilheiro de perna esquerda (2) e, pelo alto, o camisa 14 foi a principal arma, com dois gols.
Números coletivos:
Números individuais:
*Os números são do Footstats.