Palmeiras fica no empate com o Corinthians no Pacaembu
Agência Palmeiras Thiago Kimori
Em jogo válido pela última rodada do Campeonato Brasileiro de 2011, Palmeiras e Corinthians se enfrentaram no estádio do Pacaembu.
A rivalidade entre os dois times neste domingo se mostrou tão grande quanto ao longo da história, mas a partida acabou sendo de poucos lances de perigo. Apesar de melhor durante os 90 minutos, o Palmeiras apenas empatou por 0 a 0 com o Corinthians, resultado que acabou favorecendo o rival.
Clique aqui e fique por dentro do confronto
O clima de decisão instalado no Pacaembu deixava os torcedores alviverdes com o espírito de uma final. Antes do jogo, um minuto de silêncio em homenagem ao ex-jogador Sócrates, que faleceu na madrugada deste domingo.
Palmeiras e Corinthians é considerado um dos grandes confrontos do futebol mundial. O rival do Verdão brigava pelo título nacional, mas a equipe palestrina prometia entrar em campo para derrotá-lo. Mesmo sem pretensões no Brasileirão, o Palmeiras estava munido de forças para terminar o ano de cabeça erguida.
Um início truncado de jogo deixou as duas equipes nervosas, e por isso, poucas oportunidades de gol aconteciam nos minutos iniciais. A primeira chance do Verdão só aconteceu aos 13min, quando o meia Patrik arriscou de fora da área e levou perigo ao gol de Júlio César.
Três minutos depois, Marcos Assunção lançou a bola para o lado direito do ataque palmeirense e Patrik apareceu mais uma vez para arrematar em direção à meta corintiana, porém o chute foi para a linha de fundo.
A bola parada do volante Marcos Assunção era a principal arma do Palmeiras para derrubar o arquirrival. As faltas próximas à grande área se tornavam um prato cheio para o camisa 20 do time alviverde. Mas, apesar de ter algumas oportunidades, o volante não conseguia acertar o pé nas primeiras cobranças.
O Palmeiras se apresentava melhor no jogo. A defesa era intransponível e o ataque chegava forte para tentar marcar o primeiro gol da partida, mas faltava melhorar o último toque. A forte marcação de Palmeiras e Corinthians deixou o duelo amarrado no meio de campo. Os gols só sairiam por meio de cobranças de falta, pelo menos se o confronto continuasse da maneira que estava.
Aos 40 min, Cicinho chutou a bola para o meio da área corintiana e o zagueiro Leandro Amaro desperdiçou a grande oportunidade do Palmeiras no clássico. Os minutos finais do primeiro tempo não reservaram grandes emoções para os palmeirenses. Restava esperar o apito final e voltar renovado para o segundo tempo. E foi o que aconteceu. Aos 46min, o árbitro pôs fim à primeira etapa.
Clique aqui e participe do nosso Bolão!
As duas equipes voltaram iguais para a etapa final. Nenhuma alteração por parte do Palmeiras e do Corinthians. Aos 2min, uma baixa importante para o Verdão. O meia Valdivia chegou forte em Jorge Henrique e recebeu o cartão vermelho. O time alviverde ficava com um a menos para o restante da partida.
Após a expulsão, aos 8min, Felipão sacou o meia Patrik do time e colocou o volante João Vitor. O treinador reforçava o meio de campo com mais um jogador defensivo. Quatro minutos depois, foi a vez de Ricardo Bueno deixar o gramado para a entrada de Fernandão. As mudanças aconteceram, mas somente nos nomes.
A postura do Verdão em campo não foi alterada, e o time continuava dependente das cobranças de falta de Marcos Assunção. E foi dela que surgiu a principal chance do Palmeiras no segundo tempo. Aos 26min, Marcos Assunção levantou a bola para a grande área corintiana e o atacante Fernandão carimbou a trave do goleiro Júlio César. Um lance que tirou o fôlego dos torcedores.
Após o ataque palestrino, Felipão fez a última mudança na equipe alviverde. O lateral Cicinho saiu para a entrada do atacante Maikon Leite. Com o passar do tempo, as jogadas se tornavam mais violentas e os cartões começavam a ser protagonistas no clássico. Aos 35min, Henrique balançou as redes do gol corintiano, mas o lance havia sido paralisado pela arbitragem. O grito ficou entalado nas gargantas palmeirenses.
Os minutos finais foram marcados apenas por confusões e expulsões. Nenhum lance perigoso se fez presente e o empate parecia ser inevitável. E foi inevitável. O jogo acabou 0 a 0 e o Palmeiras encerrou a participação no Campeonato Brasileiro de 2011.