Palmeiras goleia japoneses por 10 a 1 e assegura vaga nas quartas do Mundial Sub-17

Daniel Romeu
Departamento de Comunicação

O Palmeiras garantiu sua classificação às quartas de final do Mundial de Clubes Sub-17, disputado em Madrid, na Espanha. A equipe alviverde massacrou os japoneses do Tokushima Vortis, por 10 a 1, e encerrou a primeira fase invicto (duas vitórias e um empate, com 20 gols marcados). O próximo adversário do Verdão nos mata-matas será conhecido ainda nesta quinta-feira (31), após o encerramento dos confrontos nos demais grupos da competição.

O Palmeiras “usou a cabeça”, literalmente, para matar a partida ainda no primeiro tempo. Aos 12 minutos, Gabriel Silva completou cruzamento para trás e abriu o placar no cabeceio. Aos 16, foi a vez do zagueiro Kaique Mafaldo testar para dentro do gol. Aos 20, Gabriel Veron avançou pela esquerda e acertou um ótimo cruzamento para Fabrício, que cabeceou no gol. Ainda deu tempo de Veron marcar o quarto, quatro minutos antes do intervalo, no rebote.

Com a partida resolvida, o técnico Artur Itiro promoveu seis trocas na segunda etapa e deu rodagem ao time. Os japoneses descontaram aos dez, mas o Verdão respondeu no minuto seguinte: marcou o quinto com Veron e emendou o sexto e o sétimo gols com Vitinho. Foi Veron quem marcou o gol mais bonito da tarde ao chapelar o marcador e bater com classe, aos 32 minutos – seu terceiro no jogo. Fabrício anotou o nono e o décimo do time no final.

Na estreia, o Verdão havia goleado o Steaua Bucaresti, da Romênia, por 8 a 2, na segunda-feira (28). Contra o Atlético de Madrid, mesmo com um jogador a menos desde o primeiro tempo, o time empatou em 2 a 2 a segunda partida, na terça (29). O atacante Gabriel Veron marcou três gols em um mesmo jogo pela primeira vez na carreira e comemorou a goleada sobre o Tokushima.

“Nunca tinha acontecido isso na minha vida. Para um atacante é sempre bom marcar gols. Vinha de um tempo sem marcar, e o professor me colocou para treinar finalização. Agora estou conseguindo. É uma competição muito boa, torneios fora do Brasil sempre são de alto nível. Tem times bons, como Barcelona, Real Madrid e Palmeiras, um clube gigante. Estamos sempre entrando para dar nosso melhor e tentaremos ser campeões”, disse Veron.

Esta é a terceira participação do Sub-17 do Palmeiras no Mundial de Clubes Juvenil. Em 2016, o Verdão foi vice-campeão em sua estreia – após empate em 2 a 2 com o Real Madrid no tempo regulamentar, o time espanhol levou a melhor nos pênaltis na final. O Alviverde também fez uma boa campanha no ano passado, mas parou nas semifinais diante do Benfica.

Palmeiras Sub-17: Lucas Bergantin; João Salles (Marcos Dias), Henri, Kaique Mafaldo (Renan), Gabriel Ramos (Vitinho); Bruno Tatavitto (Bruno Garcia), Geilson (Fabinho); Luan, Gabriel Silva (Ramon), Gabriel Veron, Fabrício. Técnico: Artur Itiro.

Divulgação_O Verdão foi a primeira equipe a assegurar sua classificação às quartas de final da competição

Mundial de Clubes Sub-17 – Madrid, Espanha

Primeira Fase:

28/05: Palmeiras 8 x 2 Steaua Bucaresti (estádio La Aldehuela)
Gols: Gabriel Silva, Luan Cândido (2), Fabrício, Kaique Mafaldo, Gabriel Veron (2), Marcos Dias.

29/05: Atlético de Madrid 2 x 2 Palmeiras (estádio La Aldehuela)
Gols: Luan, Gabriel Ramos.

31/05: Tokushima Vortis 1 x 10 Palmeiras (estádio La Aldehuela)
Gols: Gabriel Silva, Kaique Mafaldo, Fabrício (3), Gabriel Veron (3), Vitinho (2)