Thiago Kimori
Departamento de Comunicação

Palmeiras e Libertadores possuem uma relação antiga, tanto que o clube paulista é o segundo time brasileiro com mais participações na história da competição (16, já contando com a atual edição). Com quatro finais na bagagem, foi apenas em 1999, porém, que o Verdão conquistou o principal torneio da América do Sul, derrotando o Deportivo Cali-COL nas penalidades máximas. E o retorno do Alviverde à Copa Libertadores, em 2016, não poderia passar em branco. Por isso, está lançada a campanha “#RaçaPorco”, idealizada pelo Departamento de Marketing palestrino.

Por que #RaçaPorco?

Pela primeira vez na história, de maneira oficial, o Palmeiras adota o porco para realizar uma campanha institucional. Há 30 anos junto com a torcida do Verdão, o porco ganhou fama e ficou marcado de vez na história do clube verde e branco na década de 80, fato que resultou até em cânticos especiais em referência ao animal criados pela torcida.

A origem do apelido remete à forma pejorativa pela qual os italianos eram chamados durante a Segunda Guerra Mundial – os rivais usavam o apelido como provocação. Após décadas sentindo-se ofendida com o apelido, a torcida adotou o mascote em 1986, nas fases finais do Campeonato Paulista: com gritos de “dá-lhe Porco!!” e “Porcoôôô..”, acabando com a gozação de outros clubes. Mais tarde, para consagrar mudança, a Revista Placar estampou na capa o meia Jorginho Putinatti, símbolo daquela geração, segurando um porco no colo.

Anos depois, o Palmeiras retorna à competição mais desejada pelas equipes sul-americanas estampando a campanha #RaçaPorco, justamente para mostrar a força e a coragem dos atletas comandados pelo técnico Marcelo Oliveira, além de evidenciar que os palmeirenses não têm medo de “sujar o uniforme” na hora que entram em cada batalha da Libertadores, torneio marcado pelos fortes contatos físicos.

Entenda a campanha

Todos os jogadores do elenco produziram fotos e vídeos em referência à campanha #RaçaPorco, tudo sob um conceito editorial exclusivo feito para a Copa Libertadores (alguns destes materiais, inclusive, já foram divulgados nas redes sociais oficiais do Verdão) – GIF’s dos atletas para anunciar os gols nas partidas e um vídeo especial oficializando o uso da camisa 12 por Gabriel Jesus também fazem parte da iniciativa.

>GIF do Jean
>GIF do Gabriel Jesus
>Vídeo da camisa 12 

Outra novidade é a utilização das informações colhidas pelo time de Análise e Desempenho durante os duelos do Palmeiras na competição internacional (Clique aqui e veja!)

“Campanhas de marketing como esta movimentam os ativos do clube e criam novas propriedades, que tornam o Palmeiras cada vez mais forte. A nossa torcida foi determinante na conquista do título na Copa do Brasil 2015 e agora, com a campanha #RaçaPorco, vamos juntos impulsionar o Verdão na disputa pelo segundo título continental”, explicou Victor Assis, gerente de marketing do Palmeiras.

Veja o making of da campanha #RaçaPorco clicando aqui!

Ações especiais com torcedores

Avatar do Facebook e Twitter: os palmeirenses podem personalizar as suas fotos de perfil do Facebook e do Twitter com a expressão “Raça, Porco”, ampliando ainda mais a divulgação da campanha promovida pelo clube.

Filtro no Snapchat: em parceria com o Snapchat, o Verdão colocará à disposição de seus torcedores dois filtros exclusivos para os palestrinos que estiverem nos jogos do Allianz Parque. Um deles permanecerá no aplicativo até o final da Copa Libertadores, sendo que o outro estará disponível até o final do ano.

Promoção Palmeiras e Brahma: quem não puder acompanhar o duelo entre Palmeiras e Rosario Central-ARG, no dia 03 de março, no Allianz Parque, terá uma opção interessante para assistir ao jogo dentro de sua própria casa. Nos dias 02 e 03 de março, o palmeirense poderá comprar três packs da cerveja com o preço de dois, sendo uma ação exclusiva para os sócios-torcedores Avanti.

Promoção na Mundo Palmeiras: A loja online oficial do verdão terá personalização grátis para torcedores que comprarem a camisa no site www.mundopalmeiras.com.br

> Confira o vídeo especial produzido pela TV Palmeiras para a campanha #RaçaPorco