Palmeiras inicia fase final de preparação física para a Copinha

Agência Palmeiras
Anderson Brito

O grupo que disputará a Copa São Paulo de Futebol Júnior, em 2013, iniciou os trabalhos de preparação física no dia 03 de dezembro. Comandado pelo preparador Fernando Pasetto, o grupo estava quase completo, faltando apenas os jogadores que foram disputar o Campeonato Brasileiro da categoria, no Rio Grande do Sul.

“Iniciamos os trabalhos com 26 atletas, no início de dezembro. Os outros quatro atletas estavam com a equipe sub-20 que foi disputar o Brasileiro da categoria, em Porto Alegre. Foram para ganhar ritmo de jogo, pois estavam voltando de lesão ou vieram de outros clubes”, destacou o preparador físico.

Pasetto explicou o planejamento e a divisão dos trabalhos em duas quinzenas.

“Nesta primeira quinzena que passou, os trabalhos físicos foram direcionados para o ganho de resistência específica e, principalmente, força. Alternamos com atividades na academia, por meio da musculação, e no campo com circuitos de pluometria, tração, caixa de areia e velocidade", explicou.

”Nesta quinzena final, nós iniciaremos o que chamamos de processo de soltura, com prioridade total para os trabalhos técnicos e complementando sempre de acordo com as condições de cada atleta. Como mencionei anteriormente, neste grupo de 30, temos atletas que jogaram o ano inteiro, outros que tiveram lesões graves e só agora estão retornando. Temos ainda, alguns que vieram de outros clubes sem tempo hábil para a inscrição nas competições e só ficaram treinando”, ressaltou.

O preparador acredita que o time chega pronto para a estreia no dia 05 de janeiro, porém, faz algumas ressalvas.

“Este é um mês que teremos à nossa disposição. É, sem dúvida, o suficiente para que todos possam estar prontos para adquirir o tão falado ritmo de jogo, principalmente para esses atletas citados, isso só quando a bola rolar mesmo, por isso também a importância de estarmos fazendo amistosos nesta segunda quinzena”, observou.

“A estrutura do Palmeiras é fundamental nesta preparação. A possibilidade de desenvolver o trabalho na Academia de Futebol ajuda muito. Temos o departamento de fisiologia da base e nutricionistas que fazem um trabalho importantíssimo de acordo com a necessidade e perfil de cada atleta”, elogiou.

A preparação do Verdão para a Copa São Paulo de Futebol Júnior continua na Academia de Futebol. O elenco está completo com a chegada dos atletas que disputaram o Campeonato Brasileiro sub-20.