Palmeiras já atuou duas vezes na Arena da Fonte Luminosa

Agência Palmeiras
Fábio Finelli

Depois que a Arena Multiuso da Fonte Luminosa foi reformada, em 2009, a partida contra o Coritiba será a terceira que o Palmeiras vai atuar no estádio, em Araraquara. As duas únicas vezes aconteceram em 2010. No Brasileiro, dirigido por Felipão, o time perdeu por 2×0 para o Atlético-MG atuando com um time misto: Bruno; Gualberto, Leandro Amaro e Fabrício; Vitor, Pierre, Fernando (Jean), Patrik e Rivaldo (Luís Felipe); Ewerthon (Vinícius) e Dinei. Já pelo Paulistão, empate em 2×2 com o Rio Branco. Na ocasião, o time treinado por Antônio Carlos Zago jogou com Marcos; Eduardo (Lincoln), Léo, Danilo e Armero; Pierre, Edinho; Cleiton Xavier e Diego Souza; Ewerthon (Lenny) e Robert (Vinicius). Os gols foram de Diego Souza e Ewerthon.

Antes desses dois confrontos, o último duelo do Verdão em Araraquara foi realizado há 16 anos, em 06 de abril de 1996, pelo Campeonato Paulista. O Verdão venceu a Ferroviária por 5×1, gols de Luizão (2), Rivaldo (2) e do lateral-direito Gustavo, atuando no antigo estádio Fonte Luminosa.

A Arena Multiuso da Fonte Luminosa foi reformada em outubro de 2009. O campo pertence à Ferroviária, equipe que o Palmeiras não enfrenta desde 1996. A expectativa é que o estádio receba um ótimo número de palmeirenses, já que a cidade de Araraquara e região é dominada por milhares de palmeirenses.

Palmeiras e Ferrovária travaram duelos memoráveis entre as décadas de 50 e 70, período em que o time de Araraquara fazia frente aos chamados 'grandes' do Estado. O primeiro jogo do Palmeiras no estádio Fonte Luminosa, agora chamado de Arena Multiuso da Fonte Luminosa, aconteceu em 05 de julho de 1953, em um Amistoso, e o Verdão venceu a Ferroviária por 4×1, gols de Rodrigues (2), Lima e Moacyr.

O estádio ainda recebeu outros jogos memoráveis entre as duas equipes, e o Palmeiras tem vantagem atuando em Araraquara: foram 49 partidas na cidade, com 22 vitórias, 17 empates e apenas 10 derrotas. Foram 82 gols marcados e 60 sofridos.