Palmeiras joga hoje a primeira decisão da Liga Futsal

Agência Palmeiras
Fernando Galuppo

A Liga Futsal Feminina chegou à sua decisão. Dois jogos definirão o campeão de 2009 da mais importante competição do salonismo feminino do país. A partida de ida entre Palmeiras/Jaguaré/Osasco/UniSantAnna (SP) e UnoChapecó/NiloTozzo/Female (SC) será disputada hoje (9), às 20 horas, no ginásio da Federaçã Paulista de Futsal, na Penha, zona leste de São Paulo. A entrada é franca.

O time campeão será o que somar mais pontos ao fim dos dois clássicos. Em caso de igualdade (uma vitória para cada lado ou dois empates) haverá prorrogação. Persistindo a igualdade, o título nacional será decidido nos pênaltis.

Nos últimos anos, os dois clubes conquistaram vários títulos. O Verdão levantou a taça de campeão nove vezes em 2008, sendo as mais importantes: Taça Brasil Adulta, Olimpíada Universitária – JUBS, Torneio Internacional de Logroño (Espanha) e o tricampeonato Estadual Paulista Principal. E, em 2009, já soma oito conquistas, incluindo o bi da Olimpíada Universitária.

A UnoChapecó é, nada menos, que a atual campeã do mundo. Nesse ano, conquistou a Taça das Nações em Portugal – o título internacional mais importante do futsal feminino. Além disso, em 2009, faturou a Taça Brasil Adulta e o Estadual Catarinense Adulto. No ano passado levou a Taça Brasil sub-20 e a Liga Futsal.

Além dos títulos, estarão em quadra seis jogadoras da Seleção Brasileira Feminina de Futsal. No lado paulista, as fixas Cilene e Faby, mais a ala Jessiquinha. Do lado catarinense, a goleira Giga Paraná, a fixa Valéria e a ala Jéssika.

Tanto Palmeiras quanto Chapecó estão invictos na Liga 2009. A equipe alviverde conquistou cinco vitórias e quatro empates. Na semifinal, eliminou o Kindermann/UnC/Caçador (SC), com os placares de 2 a 2 (em casa) e 3 a 0 (fora).

Ambas as equipes vem de derrotas inesperadas em competições recentes. Representando a Uni SantAnna, o Palmeiras perdeu a final da Liga do Desporto Universitário, em São Paulo (SP), no último dia 3, para o mesmo Kindermann/UnC.

Já a UnoChapecó teve o dissabor de ficar em terceiro no Estadual sub-20, disputado nos últimos dias 4 e 5, ao perder para o Vasto Verde/Blumenau e empatar com o Barateiro/Brusque – que ficou com o título. Os placares adversos não fazem parte da rotina dos dois clubes; afinal, o Verdão só perdeu três partidas no ano, enquanto que o Chapecó foi derrotado apenas quatro vezes.

Os técnicos Jacy Filho (Palmeiras) e Éder Popiolski (Chapecó) travarão um belo duelo tático. E ambos já se encontraram numa final, neste ano. A Olimpíada Universitária foi decidida entre eles, com vitória paulista por 2 a 1 , no mês de agosto, em Fortaleza (CE). Este resultado dá um clima de revanche para o jogo.

As artilheiras dos dois times já vestiram a amarelinha. Jessiquinha é a goleadora palmeirense, com nove tentos; e sua xará, Jéssika, é a artilheira chapecoense, com sete gols. Ambas, porém, estão longe da artilheira geral da competição – Luciléia, do Kindermann, com 15 gols.