Palmeiras lança documentário sobre a história do Estádio Palestra Italia

Agência Palmeiras
Daniel Romeu

Em breve, o torcedor do Palmeiras poderá matar um pouco da saudade do Estádio Palestra Italia. Em evento exclusivo para ex-jogadores e convidados nesta segunda-feira (23), no cinema do Shopping Bourbon, em São Paulo (SP), a produtora Oka Comunicações apresentou as duas primeiras partes do projeto "PalestraItalia.doc" – que tem como objetivo retratar o processo de transformação estrutural e histórica do Palestra em uma Arena Multiuso. Foram exibidos o filme “Primeiro Tempo” e os sete episódios já produzidos da série “Intervalo”.

Grandes ídolos do clube, que ajudaram a escrever a história do Palestra, estiveram presentes no evento. Antes da exibição do filme, inclusive, o goleiro Oberdan Cattani foi homenageado pelo diretor do documentário, Rogério Zagallo, e emocionou-se. “Fico emocionado porque a mocidade não me viu jogar e mesmo assim os torcedores pegam na minha mão, em todos os lugares me reconhecem. Estou com 94 anos e me sinto muito bem. O filme me deu vontade de entrar lá e ficar no banco de reservas. O novo estádio será fabuloso”, afirmou Oberdan.

O DVD do “Primeiro Tempo” começa a ser vendido nesta terça-feira (24) em todas as lojas Academia Store e também pelo site Mundo Palmeiras, com preço sugerido de R$ 29,90.. Assim como em uma partida de futebol, o projeto é dividido em três momentos: Primeiro Tempo (que conta a história do Palestra Italia entre 1917 e 2010), Intervalo (episódios que retratam as fases da obra na Arena) e Segundo Tempo (que mostra o Allianz Parque). O documentário conta com o apoio da Palmeiras Tour, agência de viagens oficial do Verdão. 

Após mostrar imagens raras de Oberdan em campo pelo Palmeiras, o filme foi exibido à plateia. Antes da série “Intervalo”, o presidente Paulo Nobre foi presenteado pelo diretor com o primeiro DVD do documentário. “São muitas memórias. Quem não tem saudade do velho Palestra Italia? Será emocionante voltarmos à nossa nova casa em um futuro próximo, um estádio reformado. Mas a tradição permanece, nunca irá se apagar”, declarou Nobre.

No filme “Primeiro Tempo”, a história do Palestra Italia é contada através de imagens de arquivo e cenas do último jogo oficial no estádio, em 22 de maio de 2010, na vitória por 4 a 2 sobre o Grêmio – intercaladas com depoimentos de torcedores, jogadores, sócios, funcionários do clube e moradores do entorno. O documentário aborda diferentes aspectos do dia histórico, desde a arquitetura, os preparativos para o jogo, a festa da torcida e o apagar dos refletores.

“A emoção é grande, foi muito especial sentir o retorno do público. Eu fico emocionado toda vez que assisto, e mais ainda em poder emocionar outras pessoas. O Palestra Italia não é uma paixão só minha, não sou só eu que gosto e sinto saudades. Você fala pelo documentário com uma torcida a seu favor. Além de ter a oportunidade de homenagear e agradecer grandes ídolos, como o Oberdan, pois eles são a história”, explicou o diretor Rogério Zagallo.

Confira o trailer: