Palmeiras leva larga vantagem em jogos contra Alianza Lima e equipes peruanas

Bruno Alexandre Elias
Departamento de Comunicação

Palmeiras e Alianza Lima se enfrentarão pela 8ª vez na história, nesta terça-feira (03), em partida válida pela Conmebol Libertadores. O retrospecto do embate é favorável ao Verdão, que venceu seis vezes e perdeu uma única partida nos sete duelos anteriores. O saldo de gols palmeirense também é amplamente positivo, já que balançou as redes da equipe peruana em 18 ocasiões, enquanto foi vazado em oito ocasiões.

Dos sete encontros entre Palmeiras e Alianza Lima, seis foram com mando do adversário – sendo cinco jogos amistosos e outro pela Libertadores de 1979. A única partida disputada até então com mando do Maior Campeão do Brasil foi em 1979, duelo válido pela Libertadores (jogo de volta), uma vitória por 4 a 0. A peleja também ficou marcada por ter sido a maior goleada do confronto; os tentos foram assinalados por Pedro Rocha, Rosemiro e Baroninho (duas vezes).

Se computadas todas as partidas diante de agremiações peruanas, o Alviverde também leva vantagem significativa, com 27 vitórias, seis empates e oito derrotas em 41 disputas (93 gols marcados contra 43 sofridos). O primeiro adversário peruano do Palmeiras foi o Club Centro Deportivo Municipal, em 1959 (vitória por 7 a 0 em partida amistosa), enquanto o último foi o Sporting Cristal, em 2013 (derrota por 1 a 0 pela Libertadores).

Com a conquista do vice-campeonato Brasileiro em 2017, o Palmeiras assegurou sua vaga para a Libertadores de 2018 e estreou nesta edição do Continental com vitória: superou a equipe do Junior Barranquilla-COL por 3 a 0 no dia 01 de março, em Barranquilla, na Colômbia, com dois gols do meio-campista Bruno Henrique e um do atacante colombiano Borja. E como o outro combate da chave havia sido entre Alianza Lima e Boca Juniors (empate por 0 a 0), o Verdão passou a liderar o grupo 8 do torneio, com três pontos ganhos.

Após este embate diante do adversário peruano, o Verdão volta a entrar em campo pela Conmebol Libertadores no dia 11 de abril (quarta-feira) para enfrentar a equipe do Boca Juniors. O duelo, assim como o desta terça-feira (03), também será disputado no Allianz Parque, em São Paulo (SP).

Acervo Histórico/S.E. Palmeiras_Jorge Mendonça balançou as redes no 1º duelo frente o Alianza Lima pela Libertadores (vitória por 4 a 2)