Palmeiras melhora na 2ª etapa, mas é superado por Cruzeiro no Mineirão

Mariana Giovinazzo
Departamento de Comunicação

Cesar Greco/Ag. Palmeiras/Divulgação _ Fernando Prass defendeu o pênalti batido por Marinho.O Palmeiras foi até Belo Horizonte-MG enfrentar o Cruzeiro pela 17ª rodada do Campeonato Brasileiro, mas, apesar do bom segundo tempo, não conseguiu evitar o revés. Alisson marcou para a equipe mineira no primeiro tempo, Cristaldo empatou para o Verdão no segundo, mas Arrascaeta definiu o placar de 2 a 1 para os mandantes.

De uniforme amarelo, o Verdão relembrou um jogo de 50 anos atrás no mesmo palco deste domingo (09), quando foi convidado a representar a Seleção Brasileira na inauguração do Mineirão e venceu o Uruguai por 3 a 0.

A equipe mandante começou a partida fazendo pressão e com mais volume de jogo. A estratégia deu resultado e, logo aos 5 minutos, Alisson abriu o placar. O lance gerou muita reclamação do lado alviverde, que pediu falta de Vinícius Araújo no zagueiro Leandro Almeida na jogada do gol. (Cruzeiro 1 x 0 Palmeiras)

O Cruzeiro continuava elétrico, mas, depois de sair atrás no marcador, o Palmeiras tentava imprimir mais velocidade no contra-ataque, deixando o jogo bem movimentado pelos dois lados. Os melhores lances dos primeiros 30 minutos aconteceram em jogadas rápidas pelas laterais do campo, principalmente com Dudu pela direita. O time mineiro também levava mais perigo quando seus laterais chegavam à linha de fundo e tentavam o cruzamento para a área.

Aos 29, o goleiro Fábio deu rebote e a bola sobrou para Robinho, com o gol livre. Os defensores cruzeirenses fecharam o ângulo e, infelizmente, o camisa 27 não conseguiu finalizar. Na segunda metade da primeira etapa o Verdão subiu de produção, mas ainda assim encontrava dificuldades para criar chances claras de gol.

No último minuto do primeiro tempo, Marinho tentou cruzamento, a bola pegou no braço de Victor Ramos e arbitragem marcou pênalti para o Cruzeiro. O próprio Marinho cobrou, mas Fernando Prass acertou o canto e fez uma defesa espetacular para salvar o Verdão.

O Palmeiras voltou diferente para a segunda etapa: com Cleiton Xavier no lugar de Amaral e Alecsando substituindo Leandro Pereira. Logo aos 4 minutos, surgiu a primeira chance de gol, em uma cabeçada de Leandro Almeida, depois da cobrança de falta de Egídio. O goleiro Fábio se esticou e fez a defesa, impedindo o gol de empate. 

Aos 9, Alecsandro protagonizou um belo lance e tentou mandar para o gol de letra, depois de receber passe de Lucas. Fábio defendeu, mas a arbitragem já tinha paralisado a jogada e marcado impedimento do atacante.

O jogo no segundo tempo era o oposto do primeiro, o Verdão tinha mais posse de bola e o Cruzeiro jogava mais recuado, apostando sempre no contra-ataque. Mas o sistema defensivo cruzeirense funcionava bem e dificultava a saída de bola alviverde.

Aos 23, o ataque palmeirense encaixou bela jogada, com Rafael Marques, pela direita, e finalização de Dudu. Mas Fábio, mais uma vez, negou o gol de empate. Pouco tempo depois, Marcelo Oliveira fez sua última substituição e colocou Cristaldo no lugar de Robinho.

O argentino mostrou que tem estrela e, logo no seu primeiro lance, empatou a partida. Depois de disputar a bola pelo alto, o camisa 9 recebeu o passe de Rafael Marques e não desperdiçou: mandou com estilo para o fundo do gol. (Cruzeiro 1 x 1 Palmeiras)

Mas aos 37, Alisson foi à linha de fundo e cruzou rente ao gol. A bola passou pelos defensores palmeirenses e sobrou para Arrascaeta, que completou e colocou o Cruzeiro na frente novamente. (Cruzeiro 2 x 1 Palmeiras)

O Verdão teve boas chances logo em seguida, com Cristaldo e Alecsandro, mas Fábio estava bem no jogo e segurou o resultado para o time mineiro. O Palmeiras volta a campo às 19h30 da próxima quarta-feira (12), contra o Coritiba, no Couto Pereira, pela 18ª rodada do Campeonato Brasileiro.

Escalação: Fernando Prass; Lucas, Victor Ramos, Leandro Almeida e Egídio; Amaral (Cleiton Xavier), Arouca e Robinho (Cristaldo); Dudu, Rafael Marques e Leandro Pereira (Alecsandro).

Cartões Amarelos: Victor Ramos e Lucas

Gols

Cruzeiro: Alisson (5’ – 1º Tempo) e Arrascaeta (37' – 2º Tempo)

Palmeiras: Cristaldo (29' – 2º Tempo)