Palmeiras não consegue furar defesa adversária e perde para Grêmio fora de casa
João Abel
Departamento de Comunicação
Na estreia de Marcelo Oliveira como novo técnico, o Palmeiras foi a Porto Alegre visitar o Grêmio na noite deste sábado (20), em jogo válido pela oitava rodada do Campeonato Brasileiro, e não conseguiu evitar o revés por 1 a 0 para o adversário.
Diante de quase 23 mil torcedores na Arena do tricolor gaúcho, a partida começou equilibrada, com os dois times se estudando. No primeiro ataque da equipe palestrina, aos 10 minutos, Rafael Marques fez boa jogada e passou para Arouca, que foi travado na hora do arremate. Aos 16, Gabriel caiu no gramado, levou a mão à bola e foi punido com o primeiro cartão amarelo do confronto.
Com o jogo bastante truncado, o Palmeiras resolveu arriscar de fora da área. Aos 24 minutos, Egídio tentou o tiro, mas a bola passou rasteira à esquerda do gol. Logo depois, foi a vez de Alecsandro chutar para a defesa de Tiago.
Aos 40, duas ótimas oportunidades para o Verdão: Robinho tentou o chute, mas foi travado por Rhodolfo. A bola sobrou dentro da grande área para Dudu, que também foi bloqueado em cima da hora por Galhardo. Animado, o Palmeiras se lançou ao ataque: dois minutos depois, Rafael Marques recebeu a bola pela direita e soltou uma bomba, acertando a rede pelo lado de fora.
A partida seguiu bastante intensa, entretanto, apesar do esforço dos jogadores em campo, foram poucas as chances realmente perigosas de gol e a primeira etapa terminou zerada. No retorno do intervalo, a primeira substituição: Gabriel saiu para dar lugar a Amaral.
O Grêmio iniciou a etapa final com um cruzamento de Walace na cabeça de Pedro Rocha, que mandou perto do gol de Fernando Prass. Mas o Verdão não demorou a responder e, na sequência, Alecsandro cabeceou para grande defesa de Tiago. Logo após, Dudu cobrou escanteio para Vitor Hugo, que obrigou o arqueiro gremista a fazer mais uma excelente intervenção.
Bem mais agitada que o primeiro tempo, a segunda etapa seguia com as duas equipes atacando, até que, aos nove minutos, Maicon dominou a bola dentro da área e, de perna canhota, acertou chute no ângulo de Prass, abrindo o placar. (Grêmio 1 x 0 Palmeiras)
Aos 18 minutos, Marcelo Oliveira mexeu mais uma vez na equipe, promovendo a entrada de Zé Roberto no lugar de Robinho. O Palmeiras passou a ter mais a bola e insistiu nas jogadas de lançamento para os atacantes, mas sem resultados.
Em um jogo de muitos passes errados, o Verdão tentou furar a defesa gaúcha, que se fechou e, ao recuperar a posse, trocou passes e gastou o tempo que pôde. Aos 38, depois de cruzamento de Lucas, Tiago saiu mal do gol e a bola sobrou para Zé Roberto, que caiu no gramado após disputa com Mamute, reclamando de uma penalidade.
Na última oportunidade do duelo, aos 42, Braian Rodríguez fez tabela com Luan, que bateu, fazendo Fernando Prass se esticar e realizar ótima defesa, salvando o time palestrino. Fim de jogo e vitória por 1 a 0 da equipe tricolor.
Para buscar a reação no campeonato nacional, o Palmeiras mandará seus dois próximos jogos no Allianz Parque: o clássico contra o São Paulo no dia 28 (domingo), às 16h, e o duelo diante da Chapecoense no dia 01 (quarta-feira), às 21h.
Escalação: Fernando Prass; Lucas, Vitor Ramos, Vitor Hugo e Egídio; Gabriel (Amaral), Arouca (Cleiton Xavier) e Robinho (Zé Roberto); Dudu, Rafael Marques e Alecsandro.
Cartões amarelos: Gabriel, Robinho e Alecsandro
Gol
Grêmio: Maicon (9' – 2º tempo)