Palmeiras não segura vantagem e perde para o Cruzeiro de virada

Agência Palmeiras

O Palmeiras recebeu o Cruzeiro às 16h deste domingo (5), em partida válida pela 19ª rodada do Campeonato Brasileiro, no estádio do Pacaembu. No famoso duelo das equipes que um dia carregaram o nome “Palestra Itália“, o chegou a estar cenvendo por 2a0, mas cedeu a virada ao clube celeste no somente na segunda erapa.

E o primeiro lance aconteceu somente aos 8min. Léo fez falta em Edinho próxima à grande área. Marcos Assunção foi para a cobrança, chutou forte mas o goleiro do Cruzeiro estava bem posicionado e fez boa defesa. O Cruzeiro respondeu aos 11min, com Diego Renan. O jogador fez boa jogada em contra-ataque e sofreu falta de Rivaldo em frente à grande área de Marcos. Montillo fez excelente cobrança para uma defesa ainda melhor do goleiro do Palmeiras.

Outro lance perigoso do primeiro tempo veio novamente de bola parada. Marcos Assunção fez cruzamento do canto esquerdo, Kleber desviou mas a bola passou à esquerda do gol de Fábio. E o Palmeiras continuou atacando. Aos 21min Fabrício recebeu excelente passe de Valdívia pelo canto esquerdo, partiu para a linha de fundo e cruzou rasteiro em diagonal. A bola passou muito perto dos pés de Rivaldo antes de parar nas mãos do goleiro do Cruzeiro.

A raposa respondeu aos 25min. Edcarlos arriscou um chute de fora da área e obrigou Marcos a jogar a bola para escanteio. Já aos 27min, Kleber sofreu mais uma falta no meio, cobrada por Marcos Assunção. A cobrança foi firme no canto direito-baixo de Fábio que, bem colocado, fez a defesa.

E em mais um lance de bola parada saiu a primeira grande chance da partida. Marcos Assunção cobrou mais uma falta, desta vez do canto direito. A bola foi em direção a Fabrício, que acabou segurado entre dois zagueiros da Raposa, em lance claro de pênalti, marcado pelo árbitro Heber Roberto Lopes. Kleber foi para a cobrança contra seu ex-clube, chutou forte, no meio do gol de Fábio, que apenas viu a bola balançar as suas redes pela primeira vez: 1-0 Palmeiras.

E o Palmeiras continuou no ataque. Aos 37min, Edinho arriscou de longe e obrigou Fábio a jogar para escanteio. Marcos Assunção novamente foi para a cobrança, jogou a bola no meio da área, e Maurício Ramos aproveitou a falha da marcação cruzeirense pra se antecipar e desviar a bola para o fundo da rede celeste: 2-0 Palmeiras. E no último lance de perigo, Kleber recebeu bola bola na entrada da área e chutou forte, mas a bola passou à esquerda do gol de Fábio.

Na volta para o intervalo, o técnico Cuca realizou duas alterações. Gil deu lugar a Roger e Wellington Paulista saiu para a entrada do argentino Farías. E a mudança parece ter surtido efeito. Aos 7min, Montillo cruzou no primeiro poste da área palmeirense e Farías apareceu para desviar. Contudo, o desvio saiu fraco. No lance, ainda, o atacante se chocou com o goleiro Marcos, que sentiu seu joelho esquerdo e foi substituído por Deola.

Aos 14min, o Cruzeiro chegou novamente ao ataque. Depois de cruzamento da direita, Maurício Ramos não conseguiu afastar a bola que sobrou para Róger. O camisa 17 chutou de longe, a bola ainda desviou na zaga palmeirense antes de entrar de mansinho no gol do Verdão: 2-1 Palmeiras. E o Cruzeiro continuou atacando. Aos 19min, Montillo foi lançado em velocidade por Farías, invadiu a grande área e chutou rasteiro para o gol de empate do Cruzeiro: 2-2 no Pacaembu.

Logo após o gol de empate, Felipão fez sua segunda alteração, colocando o garoto Tinga no lugar do cansado Valdívia. Mas quem voltou a atacar foi o Cruzeiro. Aos 23min, Montillo cruzou no segundo poste de Deola. Farías subiu mais que a zaga e conseguiu cabecear bem próximo ao gol do Palmeiras, contudo a bola passou à esquerda.

Aos 30min, Felipão fez sua última alteração, tirando Rivaldo para colocar Ewerthon, que havia sido o herói da última partida, na qual o Verdão empatou em 1a1 com o Fluminense, no Maracanã. Já aos 34min, foi a vez de Thiago Ribeiro arriscar o chute de longa distância. A bola foi forte demais e acabou ultrapassando o gol de Deola.

Aos 35min, Diego Renan fez falta em Kleber na ponta direita. Marcos Assunção, mais uma vez, fez belo cruzamento, desperdiçado por Fabrício. E aos 36min, Ewerthon apareceu bem pela ponta esquerda, cortou para o meio já na grande área e chutou no canto oposto de Fábio, que apenas viu a bola passar bem próxima a seu poste esquerdo. E o que nenhum torcedor do Palmeiras imaginava que pudesse acontecer, veio dos pés de Farías. Após saída de jogo errada pela esquerda, Róger roubou a bola e tocou para Thiago Ribeiro, que cruzou rasteiro para o argentino, livre, fazer o gol da virada celeste no Pacaembu: 3-2 Cruzeiro.

Aos 43min, Marcos Assunção cobrou falta direta da ponta esquerda. Fábio fez boa defesa. Aos 45min, Jonathan recebeu bom cruzamento da esquerda para a direita, chutou de primeira, mas mandou a bola por cima do gol alviverde. E no último lance da partida, Assunção cobrou falta de frente para a grande área. O camisa 28 chutou no canto do goleiro Fábio que fez a defesa segura.

Com o resultado, o Palmeiras mantém seus 24 pontos e corre o risco de cair até a 14ª posição na tabela de classificação.. O Verdão volta a campo quarta-feira, quando enfrenta o Vitória, na Bahia, às 19h30 da próxima quarta-feira (8), em jogo válido pela 19ª rodada do Campeonato Brasileiro.

FICHA TÉCNICA
PALMEIRAS 2 x 3 CRUZEIRO

Local: Estádio do Pacaembu, em São Paulo (SP)
Data: 05 de setembro de 2010, domingo
Horário: 16 horas (de Brasília)
Árbitro: Heber Roberto Lopes (Fifa-PR)
Assistentes: Roberto Braatz (Fifa-PR) e Rodrigo Pereira Joia (RJ)
Público: 23.542 pessoas
Renda: R$ 620.526,00
Cartões Amarelos:Rivaldo (Palmeiras); Gil e Jonathan (Cruzeiro)

Gols:Palmeiras: Kléber, aos 35 minutos do primeiro tempo, e Maurício Ramos, aos 37
Cruzeiro: Roger, aos 14 minutos do segundo tempo; Montillo, aos 18; e Farías, aos 41

PALMEIRAS: Marcos (Deola); Maurício Ramos, Danilo e Fabrício; Márcio Araújo, Pierre, Edinho, Marcos Assunção e Rivaldo (Ewerthon); Valdívia (Tinga) e Kleber.
Técnico: Luiz Felipe Scolari

CRUZEIRO: Fábio; Gil (Roger), Léo e Edcarlos; Jonathan, Marquinhos Paraná, Henrique, Montillo e Diego Renan; Wellington Paulista (Farías) e Thiago Ribeiro
Técnico: Cuca.