Palmeiras presta solidariedade a Anibal e Jorge Vieira
Agência Palmeiras
Fernando Galuppo
O mundo esportivo sofreu duas perdas significativas nesta semana. O ex-goleiro Anibal, que atuou no Palmeiras no final da década de 50 e começo dos anos 60, faleceu na segunda-feira (23) de infarto, aos 79 anos, na cidade de Brodowski, onde residia com sua filha Luzie havia 5 anos.
Aníbal Saraiva Junior foi revelado pelo Olaria, transferiu-se para o Flamengo em 1955, teve rápida passagem pelo Botafogo, foi contratado pelo Santa Cruz e, em 1958, foi para o Palmeiras. No Verdão, disputou 67 jogos e foi suplente de Valdir de Morais na conquista do título paulista do ano seguinte.
Aníbal entrou para a história do futebol nacional por ser, oficiosamente, o primeiro goleiro a defender um pênalti cobrado por Pelé, em 30 de setembro de 1962. Na época, o goleiro estava no Comercial, mas não evitou a derrota por 3 a 1.
Quem também nos deixou foi o ex-técnico Jorge Vieira falecido na terça-feira (24), aos 80 anos, também vítima de infarto, no Rio de Janeiro. Vieira comandou o time palmeirense em duas oportunidades: de 1977 a 1978 e em 1981. Com o Verdão, foram 104 jogos, sagrando-se vice-campeão brasileiro em 1978.
O ex-técnico começou sua carreira no América-RJ e passou por Botafogo, Botafogo-SP, Vasco, Olaria, Corinthians, Coritiba, Bahia, Sport, Vitória e América-MG. Seu último clube foi o Fluminense, em 1996.
No exterior, Vieira se destacou ao classificar a seleção do Iraque para a Copa do México, disputada em 1986, além de ter trabalhado no América e no Puebla (ambos mexicanos), no Belenenses (Portugal) e na seleção de El Salvador.
A Sociedade Esportiva Palmeiras presta os seus sinceros votos de solidariedade aos amigos e familiares desses dois grandes esportistas.