Departamento de Comunicação

A campanha do Setembro Amarelo, que alerta sobre a prevenção e o combate à depressão e ao suicídio no Brasil, voltará a ser promovida pelo Palmeiras em 2025. Na partida diante do Fortaleza, neste sábado (20), às 21h, no Allianz Parque, pelo Campeonato Brasileiro, o Verdão entrará em campo com um patch especial sobre o tema no uniforme dos jogadores e um dos atletas utilizando a camisa com o número 188 nas costas, em referência ao telefone disponibilizado pelo CVV (Centro de Valorização da Vida) às pessoas que necessitam de ajuda psicológica.

“A campanha do Setembro Amarelo é fundamental para o mundo atual. Infelizmente, o número de pessoas com depressão tem aumentado nos últimos anos, e nós precisamos fortalecer esta causa para que essas pessoas se sintam acolhidas neste momento tão difícil da vida. O Palmeiras sempre estará disponível para alavancar campanhas como esta”, declarou Everaldo Coelho, vice-presidente de Marketing e Comunicação do Palmeiras.

Além do patch e o número na camisa, as placas de publicidade do campo trarão mensagens de alerta da campanha do Setembro Amarelo, divulgando o telefone 188 e o site www.cvv.org.br. Durante e após o jogo, o clube também compartilhará posts sobre o tema em todos os perfis do Alviverde nas redes sociais.

Dados do Ministério da Saúde e da Organização Mundial da Saúde (OMS) apontam que todos os dias pelo menos 32 brasileiros tiram suas próprias vidas e, em todo o mundo, estima-se que acontece um suicídio a cada 40 segundos. Todos esses números poderiam ser evitados ou reduzidos quase que por inteiros se existissem políticas eficazes de prevenção do suicídio.

Esta ação faz parte do programa Por Um Futuro Mais Verde, que busca consolidar o Palmeiras como uma organização responsável e geradora de impacto positivo para a indústria do futebol e toda a sociedade. O projeto de responsabilidade institucional conta com pilares econômico, social e ambiental. Quer saber mais? Clique aqui!

Saiba mais sobre o CVV 

Fundado em 1962 na cidade de São Paulo (SP), o CVV (Centro de Valorização da Vida) é um serviço voluntário gratuito de apoio emocional e prevenção ao suicídio para todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo e anonimato. A entidade oferece atendimento pelo telefone 188 (24 horas por dia e sem custo de ligação), por chat, e-mail e pessoalmente. Nestes canais, são feitos mais de 2,7 milhões de atendimentos anuais por aproximadamente 3.300 voluntários, presentes em 20 estados do Brasil, além do Distrito Federal.

O CVV é uma associação civil sem fins lucrativos, filantrópica, que é reconhecida como de Utilidade Pública Federal desde 1973. A instituição é associada ao Befrienders Worldwide, que congrega entidades congêneres de todo o mundo, e participou da força-tarefa que elaborou a Política Nacional de Prevenção do Suicídio, do Ministério da Saúde, com quem mantém, desde 2015, um acordo de cooperação que permitiu a implantação do 188, linha nacional gratuita de prevenção do suicídio.

Além dos atendimentos, o CVV desenvolve, em todo o país, outras atividades relacionadas à prevenção ao suicídio, com ações abertas à comunidade que estimulam o autoconhecimento e a melhor convivência em grupo e consigo mesmo. A instituição também mantém o Hospital Francisca Júlia, que atende pessoas com transtornos mentais e dependência química em São José dos Campos (SP). Acesse o site www.cvv.org.br e saiba mais!