Departamento de Comunicação

O Palmeiras fez na manhã desta sexta-feira (14), na Academia de Futebol, mais um treino em preparação à primeira final do Campeonato Paulista contra o Corinthians, domingo (16), no Allianz Parque, às 18h30. A segunda partida da decisão será no dia 27, na Neo Química Arena, às 21h35.

Após ativação muscular, os jogadores foram a campo e realizaram um trabalho tático com ênfase em saídas de bola, marcações e simulações de jogo, entre outras dinâmicas. Na sequência, houve uma atividade técnica em dimensões reduzidas. Paulinho, Bruno Rodrigues e Mauricio cumpriram cronograma com o Núcleo de Saúde e Performance. O elenco volta a treinar na manhã deste sábado (15), na Academia.

Atual tricampeão estadual, o Alviverde busca um tetracampeonato inédito na era profissional do futebol paulista e inédito entre os clubes em atividade – em toda a história, o único a conquistar o Campeonato Paulista quatro vezes consecutivas foi o extinto Paulistano, entre 1916 e 1919, tendo a sequência interrompida justamente pelo Palestra Italia, campeão pela primeira vez em 1920 diante do próprio Paulistano.

O lateral-esquerdo Joaquín Piquerez durante treinamento na Academia de Futebol (Foto: Cesar Greco/Palmeiras/by Canon)

Na atual edição do Paulista, o Palmeiras tem o melhor ataque (25 gols) e a melhor defesa entre os que avançaram aos mata-matas (apenas 10 gols sofridos), além de ser o único invicto nos clássicos (vitória sobre o Santos e o São Paulo e empate com Corinthians e São Paulo).

O Maior Campeão do Brasil, aliás, está invicto há oito jogos contra o Corinthians em Campeonato Paulista (duas vitórias e seis empates) – a última derrota foi pela fase de grupos de 2020. Considerando todas as competições, foram apenas duas derrotas alviverdes nos últimos 18 Derbys (série iniciada quando os rivais protagonizaram as finais do Paulista de 2020, vencida pelo Palmeiras), somando ainda oito triunfos e oito empates.

Esta será a 8ª final de Campeonato Paulista entre Palmeiras e Corinthians na história, com vantagem alviverde de quatro títulos contra três do rival – o Verdão faturou a taça em 1936, 1974, 1993 e 2020 e o Alvinegro levou a melhor em 1995, 1999 e 2018. No geral, será a 15ª competição decidida em um Derby, considerando campeonatos e torneios oficiais. A vantagem também é alviverde: 10 títulos contra quatro do rival (além dos estaduais, destaque para o Brasileiro de 1994 e para os Torneios Rio-São Paulo de 1951 e 1993).