Thiago Kimori
Departamento de Comunicação

Divulgação_O diretor de marketing Roberto Trinas (à esq.) representou o Verdão na premiação O Palmeiras foi protagonista no prêmio Gestão de Campeão, realizado nesta terça-feira (24), em São Paulo, e organizado pelo Movimento por um Futebol Melhor. O Verdão recebeu o troféu de Gestão de Ouro, superando o Goiás (Gestão de Prata) e o Flamengo (Gestão de Bronze), além de ser considerado craque em três pilares: Futebol Profissional, Sócio-Torcedor e Comercial e Marketing – este último ao lado de Cruzeiro e Goiás.

“É uma honra para a Sociedade Esportiva Palmeiras receber o prêmio Gestão de Campeão. Coroa um trabalho, coroa uma filosofia, nos dá força e mostra que o caminho é esse. Estamos cada vez mais fortes no futebol, estamos com profissionalização, estamos com novos processos. Esse é o Palmeiras do futuro, esse é o Palmeiras que nós queremos”, declarou o presidente do Palmeiras, Maurício Galiotte, que foi representado pelo diretor de marketing Roberto Trinas durante o evento – o mandatário palestrino está na Argentina para acompanhar o duelo com o Boca Juniors-ARG, nesta quarta (25), às 21h45, na La Bombonera, pela Conmebol Libertadores.

“Há alguns anos, o Palmeiras vem fazendo um trabalho reconhecido pelo mercado, com resultados que são colocados de forma transparente. Em uma premiação como essa, a gente comprova que o trabalho de fato está sendo bem feito. É com muito orgulho e alegria que recebemos a premiação máxima deste programa, mas é um ganho para o futebol como um todo. O processo de evolução de gestão é contínuo, isso não para aqui. Isso é reconhecimento do trabalho que vem sendo feito e tem de continuar”, afirmou Trinas.

Fred Fontes, gerente de marketing esportivo da Ambev, empresa responsável pelo Movimento por um Futebol Melhor, explicou a iniciativa. “O objetivo do Gestão de Campeão neste primeiro momento foi trazer ainda mais transparência e credibilidade ao futebol brasileiro. Ficamos muito satisfeitos porque a evolução dos clubes foi nítida”, comentou.

Durante 2017, profissionais da empresa de consultoria Ernest Young (EY) visitaram clubes das séries A e B por quatro oportunidades para avaliar e orientar os dirigentes a respeito das melhores práticas de gestão dentro dos pilares pré-estabelecidos pela Ambev no book de gestão de excelência. São eles: Gestão e Planejamento, Administração e Finanças, Comercial e Marketing, Futebol Profissional, Categorias de Base e Sócio-Torcedor.

“Durante as visitas realizadas nos clubes, identificamos que gradativamente os profissionais implementavam as melhorias orientados pelo book de forma consistente. Algumas práticas de administração que estavam sendo ignoradas ao início do programa foram aprimoradas, mostrando que o Gestão de Campeão foi uma iniciativa com efeitos para quem busca uma gestão ainda mais eficiente do futebol brasileiro”, completou Alexandre Rangel, da EY.

Já Arnaldo Garcia, diretor da Octagon Brasil, agência que faz a gestão do Movimento por um Futebol Melhor, exalta a contribuição para o crescimento do futebol do Brasil. “O processo de evolução do futebol brasileiro é um desejo antigo da Octagon e da Ambev. Ver o envolvimento e engajamento dos clubes no Gestão de Campeão traz uma mensagem importante ao mercado esportivo: os times se preocupam e entendem que a transparência é um benefício de curto prazo para seus torcedores e de médio-longo prazo para a atratividade de investidores e patrocínios”, disse.

Evolução dos clubes durante a avaliação do prêmio

Com o objetivo de contribuir para o aprimoramento da gestão para ajudar os clubes a se tornarem cada vez mais sustentáveis como instituição e mais competitivos como entidade esportiva, o Gestão de Campeão mostrou que o seu conteúdo foi importante como referência ao longo do ano. Houve evolução significativa de pontuação em todos os pilares.

Em Gestão e Planejamento, por exemplo, inicialmente apenas 29% deles tinham metas formalmente documentadas. Ao fim do programa, 50% formalizaram as suas metas. Em Comercial e Marketing, 43% realizavam pesquisas para orientar o departamento, e o número subiu para 71%. Em Categorias de Base, 46% não tinham uma comissão técnica específica para os garotos, mas todos implantaram a orientação do programa.

“Uma vez implementada uma boa prática dentro de um processo, os profissionais envolvidos conseguiam perceber que a determinada mudança facilitava o fluxo operacional e aumentava expressivamente a confiabilidade do produto gerado pela atividade”, explicou Alexandre Rangel, da EY.

O próximo passo será um curso de extensão da graduação para dirigentes e profissionais que trabalham com o futebol oferecido pela FIA (Fundação Instituto de Administração), fragmentado em três partes, com 192 horas totais. O conteúdo será baseado no book do Gestão de Campeão com os seguintes temas: excelência na gestão estratégica de clubes de futebol, excelência em gestão comercial e marketing e excelência na estruturação e gestão do futebol profissional e de base.

Conheça o Movimento por um Futebol Melhor

Incentivadora do futebol brasileiro há décadas, a Ambev tem intensificado ainda mais as suas ações na plataforma desde 2010, quando transformou os investimentos de patrocínios da marca Brahma em projetos para promover melhorias estruturais e deixar um legado nos clubes parceiros.

O novo desafio se iniciou em 2013, com a criação do Movimento por um Futebol Melhor, que impulsionou uma renda de R$ 400 milhões anuais ao futebol brasileiro em mensalidades de programas de sócio-torcedor e mais de R$ 110 milhões em descontos para 1,4 milhão de associados dos 73 clubes participantes.

O passo seguinte foi o lançamento do Gestão de Campeão, um programa de excelência que dividirá conceitos gerenciais e operacionais de sucesso, premiando as melhores práticas e incentivando os modelos de gestão em busca de um futebol brasileiro mais forte.