Angelo Salvioni
Departamento de Comunicação

Mais um título para a base palestrina em 2019! Na tarde desta quarta-feira (02), no estádio do Pacaembu, a equipe Sub-17 do Palmeiras venceu o São Paulo por 2 a 0, reverteu a vantagem conquistada pelo adversário no duelo de ida (3 a 2 no Morumbi) e se sagrou bicampeã da Copa do Brasil Sub-17. Os gols do título alviverde foram marcados por Veron e Gabriel Silva.

> Clique aqui e confira as fotos da decisão!

O Verdão termina o torneio com sete vitórias e duas derrotas, 35 gols marcados (melhor ataque) e oito sofridos, além de ter os dois artilheiros do campeonato: João Pedro (8 gols) e Gabriel Silva (7 gols). Veron, Ruan, Bruno Menezes (3 gols cada), Rogério, Daniel Melo (2 gols cada), Daniel Alves, Kevyn, Naves, Renan, Garcia, Marcelo e Vitinho (um gol cada) também foram para as redes ao longo da campanha palestrina.

Fabio Menotti/Palmeiras _ Gabriel Silva foi o vice-artilheiro do Verdão na Copa do Brasil Sub-17Este foi o segundo título da Copa do Brasil Sub-17 conquistado pelo Verdão. Em 2017, o time alviverde superou o Corinthians na final, justamente no estádio do Pacaembu. O time do técnico Artur Itiro tem faturado inúmeros títulos importantes nos últimos anos, com destaque para o bi Mundial de Clubes Sub-17, em 2018 e 2019, e o Paulista de 2018, entre outros.

A vaga do Palmeiras na decisão foi garantida após superar o Fluminense na semifinal com vitória por 6 a 2 no placar agregado das duas partidas. Antes disso, o Alviverde derrotou o Betim-MG nas quartas de final (6 a 1 no placar agregado), o Náutico nas oitavas (15 a 2 no agregado) e o União Rondonópolis, em jogo único na primeira fase, por 4 a 0.

Esta é a 29ª conquista das categorias de base do Palmeiras em 2019 – o clube já superou seu recorde histórico, que era de 23 estabelecido do ano passado. A equipe Sub-17 levantou três desses troféus: além da Copa do Brasil, venceu também a SNAF Mondial Cup, na França, e o Mundial de Clubes, na Espanha, de forma invicta.

O jogo

Logo nos primeiros lances de jogo, o Palmeiras mostrou por que tem o melhor ataque da Copa do Brasil Sub-17. Aos quatro minutos, em trama armada por Vanderlan e Ruan, a bola beijou o poste esquerdo do goleiro Young.

Não demorou muito para o Verdão agredir novamente o São Paulo: aos oito, Veron levou a melhor na corrida, deixou seu marcador no chão em finta já dentro da grande área e chutou forte, de direita, para abrir o placar para o time alviverde no Pacaembu. Golaço!

Fabio Menotti/Ag Palmeiras/Divulgação_Time do Palmeiras reverteu derrota no jogo de ida, venceu por 2 a 0 a finalíssima e ergueu o caneco da competição

Apesar das tentativas do São Paulo de igualar o marcador, o Verdão criou as melhores chances para chegar ao segundo gol. Em uma delas, aos 41 minutos, Gabriel Silva recebeu com liberdade na entrada da grande área e chutou no canto esquerdo de Young, para ampliar.

Já na segunda etapa, o time adversário tentou diminuir o placar em diversas oportunidades, mas teve os ataques parados pela defesa palmeirense. O jogo permaneceu truncado na maior parte do tempo, e restou ao Verdão administrar a vantagem com as alterações promovidas pelo técnico Artur Itiro. A equipe quase chegou ao terceiro gol em bela trama de Marcelinho pela direita, mas a bola saiu pela linha de fundo.

Fabio Menotti/Palmeiras _ Veron deixou o zagueiro adversário na saudade para marcar um dos gols do título do Verdão

Palmeiras Sub-17: Bruno Carcaioli; Gabriel Garcia, Henri, Jonathan e Renan; Naves (Daniel Alves), Vitinho, Ruan (Marcelinho), Vanderlan (Bruno Menezes) e Gabriel Veron (Miticov); Gabriel Silva (Daniel Melo). Técnico: Artur Itiro.

CONFIRA OS GOLS NA TV PALMEIRAS/FAM: