Palmeiras se despede da Copa SP Juniores
Agência Palmeiras
Érica Tsanakaliotis
Em uma tarde de muito sol em Jaguariúna, o time junior do Palmeiras entrou em campo neste domingo (16), às 15h, para enfrentar o time do Nacional-SP pela segunda fase da Copa de Futebol Junior. Com todos os titulares em campo, o Verdão foi surpreendido com um gol logo no começo da partida e perdeu por 2×0, sendo desclassificado da copinha.
O jogo começou muito disputado com ambas as equipes pressionando a saída de bola. A primeira chance clara de gol foi do Palmeiras, aos 5min, após um lançamento na área para Miguel Bianconi.
Aos 8min, saiu primeiro gol da partida. Luizinho recebeu um passe pela direita, dominou e chutou forte no canto do gol palmeirense, sem dar chance de defesa para o goleiro Giovani. Esse foi o primeiro gol que o Palmeiras sofreu desde a estreia na Copinha.
Após o gol sofrido, os jovens craques do Verdão pressionaram a saída de bola, mas o sol forte já mostrava os primeiros sinais de desgaste. O Nacional fazia uma marcação muito próxima e tentava jogadas de contra-ataques, partindo em velocidade.
Aos 18min, Vitor Salmaso surpreendeu o goleiro Maicon após arriscar um chute do meio de campo. Mas a grande chance de empate surgiu no minuto seguinte, após o time do Nacional errar a saída de bola e Patrick, em uma jogada individual, carregá-la até a pequena área e bater firme, complicando a defesa do goleiro.
Na metade do primeiro tempo, o jogo foi interrompido para que os jogadores pudessem tomar água e amenizar o forte calor que fazia no estádio Alfredo Chiavegato. Dois minutos depois, o time do Nacional teve mais uma oportunidade de aumentar o placar com Maique, que apareceu sozinho na área palmeirense, obrigando o goleiro Giovani a sair do gol e fazer uma bela defesa.
No restante da primeira etapa, o Palmeiras criou ótimas oportunidades de igualar o placar, mas aos 41min, o Nacional marcou seu segundo gol após um lançamento da esquerda amortecer nos pés de Cléber e sobrar para Maique chutar para o gol.
Para o segundo tempo, que começou muito disputado e com o Palmeiras buscando o primeiro gol, o técnico Juninho escalou Jean Carlos, camisa 20, no lugar do volante Cristhian.
A marcação do Nacional continuou forte e isso atrapalhou a criação de jogadas palmeirenses, que enfrentou dificuldades para chegar à área. Aos 14min, o Palmeiras fez a segunda alteração com a saída de Diego Souza para a entrada de Peterson, camisa 23.
Enquanto o Nacional tentava manter o placar de 2×0, o Verdão entrou em campo com outra proposta, muito mais ofensivo e buscando diminuir a diferença do marcador. Os jovens palmeirenses apostaram em jogadas pela linha de fundo, já que o meio campo adversário estava bem fechado.
A terceira alteração do Palmeiras foi aos 27min, com Eduardo no lugar de Bruno Oliveira. O Verdão comandou o segundo tempo inteiro, mas não era mesmo o dia da bola balançar a rede adversária.
Na marca de 34min, o zagueiro Cleber foi expulso após cometer dura falta em Murilo. Dois minutos depois, foi a vez de Miguel Bianconi levar o cartão amarelo. No final da partida, o Palmeiras diminuiu o placar com Bianconi, mas o auxiliar marcou impedimento e anulou o gol. Irritado, o camisa 9 reclamou e levou seu segundo cartão amarelo, sendo expulso de campo. Com dois a menos, o Palmeiras perdeu por 2×0 e se despediu da Copa SP.
ESCALAÇÃO
Palmeiras: Giovani (G), Bruno Oliveira (Eduardo), Vitor Salmaso, Cleber, Christian (Jean Carlos), Hugo, Diego Souza (Peterson), Paulinho, Miguel Bianconi, Patrick Vieira, Caio
Técnico: Juninho