Palmeiras sofre revés para Santos na Vila Belmiro, mas segue na caça ao líder
Bruno Alexandre Elias
Departamento de Comunicação
O Palmeiras visitou o Santos na noite desta quarta-feira (09), na Vila Belmiro, em partida válida pela 24ª rodada do Campeonato Brasileiro. O revés por 2 a 0 (gols de Gustavo Henrique e Marinho, aos 12 e 17 minutos do primeiro tempo), fizeram com que o Peixe ultrapassasse o Verdão na tabela e se tornasse o atual vice-líder. O Alviverde, por sua vez, passou a ser o terceiro colocado, porém, com os mesmos 47 pontos do Alvinegro – ambos estão a cinco pontos na caça do líder Flamengo, com 52.
Após o duelo de hoje, o retrospecto geral de partidas entre Palmeiras e Santos é de 336 jogos, sendo 141 vitórias palestrinas, 89 empates e 106 triunfos do time da Baixada. O Verdão marcou 564 gols e foi vazado 475 vezes.
Apesar do revés, o Maior Campeão do Brasil continua como dono do maior índice de vitórias dentre os grandes paulistas atuando fora de casa em clássicos desde a implantação da torcida única, em abril de 2016. O Verdão venceu seis vezes (em 20 jogos fora de casa), contra cinco vitórias do Corinthians (também em 19 partidas fora de seus domínios), quatro do Santos (em 19 duelos) e uma do São Paulo (em 20 partidas).
Dentro de campo, as principais novidades foram Jailson na vaga de Weverton (convocado pela Seleção Brasileira) e Luan no lugar de Gustavo Gómez (convado pela Seleção do Paraguai). Desta forma, o Alviverde foi a campo com: Jailson; Marcos Rocha, Luan, Vitor Hugo e Diogo Barbosa; Felipe Melo, Bruno Henrique, Gustavo Scarpa, Willian, Luiz Adriano e Dudu. Entraram como suplentes Carlos Eduardo no lugar de Luiz Adriano, no ataque (24 do primeiro tempo, após o camisa 10 do Alviverde sentir dor na coxa direita), e Zé Rafael na vaga de Gustavo Scarpa, no meio de campo (aos 16 do segudno tempo). Vale lembrar que o atacante Willian foi expulso após consulta do árbitro ao VAR, aos 27 minutos do segundo tempo, por entrada de sola em Diego Pituca em bola dividida.
Agenda
O próximo duelo do Palmeiras será pela 25ª rodada do Campeonato Brasileiro, diante do Botafogo, no Pacaembu, às 21h do dia 12/10 (sábado). Na quarta-feira (16), novamente como mandante (desta vez no Allianz Parque) recebe a Chapecoense também às 21h, pela 26ª rodada do certame nacional.