Palmeiras treina e nutricionista comanda trabalho de hidratação

Agência Palmeiras
Felipe Krüger

O elenco palmeirense treinou na manhã desta terça-feira (23), na Academia de Futebol, e foi observado por toda comissão técnica alviverde durante cerca de duas horas de movimentação. Além de Gilson Kleina e seus auxiliares e do departamento de preparação física, os jogadores foram vigiados de perto pela nutricionista Alessandra Favano.

Os atletas alternaram um trabalho de marcação e aproximação, divididos em grupos de quatro jogadores, e rápidas partidas em campo reduzido com nove palmeirenses de cada lado. No intervalo de cada atividade, a nutricionista orientava o elenco a beber água ou isotônicos. A cada copo, a profissional anotava a quantidade ingerida e indicava a necessidade de cada um.

“A hidratação é muito importante para que se mantenha o rendimento. Em caso de desidratação, pode ocorrer uma queda importante no rendimento, que não é desejável para ninguém, especialmente para um atleta”, explicou Alessandra.

O trabalho da nutricionista começou antes mesmo de os jogadores chegarem ao campo de jogo. Os atletas se pesaram ainda no vestiário para que o volume de água e de bebida com carboidratos consumido na movimentação pudesse ser contabilizado. Após o fim da atividade, os palmeirenses passaram pela balança novamente. Dessa forma, ela pode verificar quanto cada jogador consumiu de líquido e se todos se hidrataram adequadamente.

A fria manhã desta terça-feira, aliás, pode prejudicar mais um atleta do que um dia de calor. “No frio, as pessoas podem passar pela chamada desidratação involuntária. Geralmente quando está frio, as pessoas não tem tanta sede e acabam não consumindo o volume de líquidos adequado ou não tomando líquido nenhum. Esperam a sede chegar e, na verdade, a sede já é um sinal que você já está desidratado”, explicou.

A fiscalização da nutricionista acontecerá em outras oportunidades ainda durante esta semana. Para que mantenha o controle e possa comparar diversas situações, Favano irá ficar de olho na hidratação dos atletas em treinos e jogos. “Após esse treinamento, vamos verificar qual foi a diferença de peso entre antes de participarem da atividade e após o que eles consumiram. Vamos fazer isso não só no treino de hoje, mas em vários momentos ao longo da semana, como no jogo-treino desta quarta-feira (24), coletivos e na própria partida de sábado (26), contra o Guaratinguetá. Assim, posso verificar como os jogadores estão se hidratando em variadas situações e direcionar um trabalho de hidratação individualizado”, concluiu.

O Palmeiras volta a treinar na tarde desta terça-feira (23), às 15h30, em atividade aberta para a imprensa. Pela manhã, os desfalques foram Bruno Dybal (com conjuntivite, só deve voltar a treinar com o grupo na quinta-feira), Léo Gago (no departamento médico) e Alan Kardec, que realizou apenas trabalho de fortalecimento muscular e correu ao redor do campo. O volante Eguren, que estava no Uruguai para resolver pendências burocráticas e perdeu o treino da última segunda-feira (22), participou normalmente da movimentação.