Departamento de Comunicação

O Palmeiras e a PUMA Brasil criaram dois uniformes exclusivos em apoio ao Junho Verde, mês dedicado à conscientização para a proteção ao Meio Ambiente. Os itens serão utilizados pelos jogadores palestrinos na partida contra o Vasco da Gama, que acontecerá nesta quinta-feira (13), às 21h30, no Allianz Parque, em partida válida pelo Campeonato Brasileiro. As novas camisas são feitas 100% com poliéster reciclado e tecidos não utilizam alvejantes em seu processo de fabricação.

“Palmeiras e PUMA se unem, mais uma vez, para conscientizar os nossos milhões de torcedores sobre um tema urgente e de suma importância para todos nós. Procuramos chamar a atenção da sociedade para a necessidade de protegermos o meio ambiente, com foco, principalmente, no combate ao desmatamento das nossas florestas. É um alerta fundamental por um futuro mais verde e mais sustentável”, afirmou a presidente Leila Pereira.

No primeiro tempo do jogo, os atletas entrarão em campo vestindo a camisa com predomínio da tonalidade verde e apenas algumas áreas brancas. Após o intervalo, o time voltará ao gramado com o segundo manto criado para a campanha, com a cor branca ocupando o que antes era verde. O simbolismo da troca de uniformes remete ao desmatamento ilegal e chama a atenção para a urgência da mobilização social em prol do tema.

As novas camisas fazem parte de um kit que estará à venda exclusivamente para sócios-torcedores Avanti, a partir do segundo tempo do duelo com o Vasco, na PalmeirasStore.com – nas lojas físicas da Palmeiras Store, a comercialização começará nesta sexta-feira (14). São 1914 unidades, quantidade em alusão ao ano de fundação do Palmeiras. Cada par de camisas conta ainda com um número sequencial aplicado na parte da barra, em referência à unidade correspondente do kit. Palmeiras e PUMA ainda plantarão 1914 mudas de árvores em área de reflorestamento.

As embalagens dos kits possuem cores únicas para cada unidade e acabamento exclusivo, resultado da utilização de materiais reaproveitados. As tampas reutilizam embalagens plásticas e as caixas resultam de resíduos de pisos de exportação. Os logos do Palmeiras e da PUMA foram gravados pela técnica de laser, em plaquinhas feitas com resíduos de MDF.

“A preocupação com a sustentabilidade está presente em tudo que fazemos e é um pilar que temos em comum com o Palmeiras”, destacou Luciana Soares, diretora de Marketing da PUMA Brasil. “Criamos então duas camisas que levantam a temática em um momento importante com o objetivo de conscientizar os torcedores e a população em geral”, completou.

Sobre a iniciativa do Palmeiras “Por Um Futuro Mais Verde”

O programa Por Um Futuro Mais Verde busca consolidar o Palmeiras como uma organização responsável e geradora de impacto positivo para a indústria do futebol e toda a sociedade. O projeto de responsabilidade institucional conta com pilares econômico, social e ambiental.

Como forma de propagar esta ideia, o clube adotou medidas que influenciam diretamente no cotidiano de todos os seus colaboradores: aderiu ao uso de energia renovável e espalhou diversas mensagens de conscientização pela Academia de Futebol e a sede social.

Além disso, o Maior Campeão do Brasil participa anualmente de campanhas preventivas como Setembro Amarelo (suicídio), Outubro Rosa (câncer de mama e colo do útero), Novembro Azul (câncer de próstata) e Dezembro Verde (abandono e maus-tratos contra animais).

Recentemente, o Palmeiras também se mobilizou para ajudar as vítimas da catástrofe climática do estado do Rio Grande do Sul, doando toda a renda líquida da partida contra o Athletico-PR, estampando um QR Code na camisa dos jogadores para divulgar a campanha de doações realizada pela ONG Ação da Cidadania e disponibilizando postos para arrecadação de suprimentos de primeira necessidade.

Sobre a iniciativa da PUMA “Forever Better”

A PUMA está comprometida em ser transparente sobre o impacto ambiental de seus produtos. A fornecedora de material esportivo tem trabalhado para colocar a sustentabilidade no centro de seus negócios desde que lançou o primeiro código de conduta em 1993. O nome “Forever Better” foi adotado porque a PUMA vê a sustentabilidade como um processo, não uma meta.

A empresa definiu 10 áreas-alvo para melhorar até 2025, incluindo planos sobre mudanças climáticas, circularidade e a escolha de materiais a serem usados nos produtos. Segundo dados da Corporate Knights de janeiro de 2024, a PUMA se destacou como única empresa têxtil no ranking das 100 empresas mais sustentáveis do mundo em indicadores de meio ambiente, compromisso social e governança corporativa.