Palmeiras vence a Ponte Preta em Campinas e segue na briga no Brasileiro Sub-20

Daniel Romeu
Departamento de Comunicação

Fabio Menotti/Ag.Palmeiras/Divulgação_Kaue anotou um dos gols do Verdão na partidaO Palmeiras conquistou uma importante vitória no Campeonato Brasileiro Sub-20 na noite desta quarta-feira (8). Mesmo fora de casa, o Verdão derrotou a Ponte Preta, por 3 a 1, no estádio Moisés Lucarelli, em Campinas-SP, e assumiu a segunda colocação do Grupo D da primeira fase, com quatro pontos conquistados. Os gols da equipe foram marcados pelo meia Vitinho, que já realiza processo de transição ao Profissional, e pelo atacante Kaue, duas vezes.

Após a primeira fase do Brasileirão Sub-20, na qual passam os dois melhores de cada grupo, os oito clubes classificados formarão dois grupos de quatro equipes. Novamente, os dois melhores avançam à semifinal, após jogos de ida e volta. Os mata-matas também serão realizados em dois jogos, e as finais estão marcadas para o início de setembro.

O Sub-20 do Palmeiras volta a campo pelo Campeonato Paulista da categoria: neste sábado (11), às 15h, o Verdão recebe o Nacional, na Academia de Futebol 2, em Guarulhos-SP, com entrada franca. Pelo Brasileiro, o time alviverde encerra a primeira fase na próxima terça-feira (14), às 17h, contra o Flamengo, no estádio Martins Pereira, em São José dos Campos-SP, em partida que definirá quais clubes avançam na competição.

O jogo

O Palmeiras começou a partida como um rolo compressor para cima da Ponte Preta. O ímpeto foi tamanho que o primeiro lance de ataque já se converteu em gol: após boa jogada de Maílton na ponta direita, o lateral cruzou para Vitinho bater rasteiro e abrir o placar. Ainda na primeira etapa, o Verdão desperdiçou duas boas oportunidades de ampliar, com o atacante Matheus Iacovelli. A expulsão do volante Joilson, aos 30 minutos, entretanto, deu esperança ao rival.

Com um a mais, a Ponte Preta começou a dominar o meio e a apertar o Palmeiras, parando nas defesas do goleiro Daniel Fuzato. Com a bola, o Verdão mantinha uma boa troca de passes e apostava na velocidade de Kaue, pela ponta, para tentar marcar mais um. No segundo tempo, os donos da casa mantiveram maior posse, mas o Palmeiras se organizou melhor defensivamente, segurando a vantagem e apostando na precisão quando subia ao ataque.

Em contra-golpe fulminante, aos 20 minutos, o Verdão chegou ao segundo gol: Laerte foi lançado na frente e invadiu a área, sendo derrubado por trás pelo marcador. Na cobrança do pênalti, Kaue converteu. O Palmeiras teve tranquilidade para se postar bem atrás e, aos 35, praticamente matar o jogo. 

Em grande passe de Vitinho, o camisa 10 encontrou Kaue com o caminho livre para avançar pelo meio, invadir a área e tocar na saída do goleiro, confirmando o terceiro gol e a vitória. O time campineiro conseguiu descontar aos 38 minutos, após cruzamento desviado na pequena área. 

Palmeiras Sub-20: Daniel Fuzato; Maílton (Manu), Johnny, Augusto e Bruno Garcia; Cadina, Joilson e Vitinho (Fabio Henrique); Kaue (Alan), Laerte (Diego Esch) e Matheus Iacovelli (Renan). Técnico: João Burse.