Departamento de Comunicação

O Palmeiras venceu o Fortaleza por 3 a 1, neste sábado (22), no Allianz Parque, e chegou aos 28 pontos conquistados na classificação do Campeonato Brasileiro 2023. Este foi o 20º confronto com o rival cearense em Campeonato Brasileiro (o Verdão leva vantagem de nove vitórias contra seis derrotas) – como mandante, o Maior Campeão do Brasil recebeu o Tricolor de Aço pela 10ª vez na principal competição do país (são sete vitórias alviverdes contra três derrotas e uma impressionante média de 3,4 gols por jogo – 34 gols marcados e apenas nove sofridos).

Clique aqui para ver a ficha técnica, estatísticas e tudo sobre o jogo!

O Alviverde só foi derrotado três vezes nos últimos 39 jogos de Campeonato Brasileiro (somando 22 vitórias e 14 empates). Como mandante, houve apenas uma derrota nos últimos 19 jogos da competição nacional (com 14 vitórias e quatro empates). Na atual edição do Brasileiro, é um dos times que menos perderam (duas derrotas, ao lado do líder Botafogo), tem o melhor ataque (28 gols, ao lado do Flamengo) e o segundo melhor saldo de gols (14, atrás só do Botafogo, com 19).

MARCAS INDIVIDUAIS

> Abel Ferreira superou Rubens Minelli e se isolou na 5ª posição do ranking de treinadores com mais triunfos na história do Palmeiras (118 vitórias).

> Weverton igualou Emerson Leão na 3ª posição do ranking de goleiros com mais partidas pelo Palmeiras no Estádio Palestra Italia/Allianz Parque (137 jogos).

> Gustavo Gómez superou Valdivia e se isolou como estrangeiro com mais partidas pelo Palmeiras no Campeonato Brasileiro (122 jogos). O paraguaio também é o líder em vitórias com 70.

> Piquerez empatou com Diogo na vice-liderança do ranking de uruguaios com mais triunfos pelo clube (62 vitórias).

> Zé Rafael completou 250 partidas (é o quinto jogador do elenco a alcançar a marca, depois de Dudu, Weverton, Marcos Rocha e Gustavo Gómez) e 150 vitórias pelo Palmeiras (é o sexto com mais triunfos no século, logo atrás de Fernando Prass, quinto com 151).

> Raphael Veiga alcançou a 56ª colocação no ranking de atletas com mais partidas pelo Palmeiras (244 jogos, ao lado de Amaral). Também se isolou na 28ª posição na lista dos maiores artilheiros do clube (76 gols) e passou a ocupar a 6ª colocação no ranking de jogadores com mais tentos pelo Palmeiras em Campeonato Brasileiro (32 gols, ao lado de Toninho Catarina e Willian), além de alcançar o 2º lugar na lista de maiores goleadores do clube nos pontos corridos (novamente ao lado de Willian e atrás apenas de Dudu, com 51).

O JOGO

O encontro entre Palmeiras e Fortaleza começou quente. Logo aos oito minutos de jogo, Richard Ríos abriu o placar para o Verdão após um arremate de longa distância. A partir daí, o duelo se manteve equilibrado e, nos minutos finais do primeiro tempo, o Fortaleza chegou ao empate depois de o árbitro marcar um pênalti para o rival do Ceará. Na etapa final, as duas equipes criaram oportunidades para chegar à segunda bola na rede, mas o Alviverde foi mais eficaz. Aos 31 minutos, Raphael Veiga fez uma linda jogada individual e deu um belo chute de fora área para colocar o Palmeiras novamente à frente no marcador. Já aos 50, depois de protagonizar bons ataques do Verdão, Breno Lopes deixou o dele e definiu o jogo para o Maior Campeão do Brasil.