Palmeiras vence no Pacaembu e se classifica para a próxima fase
Agência Palmeiras
Érica Tsanakaliotis
O Palmeiras voltou a jogar no Pacaembu na tarde desta quinta-feira (21) para enfrentar o Santo André em partida válida pelo jogo de volta das Oitavas de Final da Copa do Brasil. Com a torcida fazendo o seu papel, o Verdão superou o time do ABC por 1×0, com gol de Danilo e avançou na competição.
Para o jogo, o técnico Luiz Felipe Scolari contou com a presença de Wellington Paulista, recém contratado, e da volta do meia Valdivia que se recuperou de um pisão no pé direito, sofrido na partida contra o próprio Santo André.
Clique aqui e confira os detalhes da partida
Debaixo de um sol forte que fazia na tarde do feriado de Tiradentes, o Palmeiras entrou em campo com garra e disposição. O jogo começou pegado e logo aos 3min, o árbitro Raphael Claus já sacou o cartão amarelo para o jogador do ABC, após cometer falta em Valdivia.
Enquanto o Santo André apostava em bolas longas e cruzamentos na área, o Palmeiras preferiu trocar muitos passes até chegar à área adversária com perigo. Aos 15min, o Verdão já acumulava três oportunidades de abrir o placar.
A torcida presente no estádio não parava de cantar, mas reclamava muito do árbitro que não apitava nenhuma falta a favor do Palmeiras, onde os que mais sofriam eram Kleber e Valdivia.
Aos 22min, o Verdão perdeu a sua oportunidade mais clara de gol. Em uma tabela de troca de passes entre Kleber e Luan, a sobra ficou para Rivaldo que cruzou para a área e Luan, por muito pouco, quase abriu o placar no Pacaembu.
Agitado no banco de reservas, Felipão pedia para o time ter calma, já que durante todo o primeiro tempo, o jogo permaneceu truncado. Além de muitas faltas, o time do ABC fazia uma marcação muito forte na saída de bola palmeirense e o Alviverde não conseguia sair jogando.
No final da primeira etapa, o jogo ficou quente. O Palmeiras pressionava de um lado enquanto o Santo André tentava do outro. Aos 38min, Rivaldo ganhou pela ponta esquerda e cruzou para Kleber, que não chegou a tempo. Cicinho conseguiu recuperar, fez outro cruzamento, mas desta vez a defesa afastou a última chance do Verdão.
Clique aqui e vote no craque da rodada.
Na volta do intervalo, Leandro Amaro entrou no lugar de Thiago Heleno que sentiu dores após choque com Deola, ainda no primeiro tempo. O Palmeiras levou um susto logo no ínicio quando Gilberto pegou um rebote da zaga alviverde e cruzou para seu companheiro cabecear forte contra Deola, que fez uma linda defesa e salvou o gol.
Percebendo o bom momento do Verdão em campo, a torcida cantou alto e incentivou o time a partir para o ataque. Aos 8min, Kleber ganhou de três adversários, avançou pelo meio e chutou forte. A bola passou perto da trave de Neneca.
Aos 22min, Cicinho caiu na lateral do campo e não levantou mais. Sentindo a virilha, o jogador foi substituído por João Vítor. Aos 28min, o Palmeiras teve falta perigosa para cobrar após Valdivia sofrer falta. Marcos Assunção foi para a bola, mas chutou em cima da barreira e sobrou para Neneca.
Com outra postura em campo, o Verdão imprimiu o ritmo de jogo no segundo tempo e não deu chance para o adversário. O Palmeiras tentava com Kleber, Cicinho, Márcio Aráujo e parecia que o gol não ia demorar muito para sair.
E não demorou. Marcos Assunção foi para a cobrança de escanteio e Danilo não desperdiçou a chance. Subiu mais alto que todo mundo e cabeceou para o fundo da rede adversária, aos 31min, para abrir o placar no Pacaembu e fazer a festa da torcida.
Logo após o gol, Felipão fez a última substituição da partida sacando Tinga para a entrada de Wellington Paulista, o novo camisa 9 do Verdão. Aos 37min, Anderson, do Santo André, foi expulso após falta forte.
No lance seguinte, Kleber foi derrubado na área e o juiz assinalou pênalti para o Verdão. Na cobrança, o Gladiador desperdiçou cobrando no travessão.
Nos minutos finais, o Palmeiras dominou a partida e quase aumentou o placar com Valdivia, aos 46min, que recebeu na entrada da área e chutou forte. A bola bateu na trave e no rebote, W. Paulista chutou para fora.
Aos 47, o árbitro apitou o final da partida e o Verdão se classificou para as quartas de final da Copa do Brasil. O próximo compromisso do Palmeiras será neste domingo (24) contra o Mirassol, em partida válida pelas Quartas de Final do Campeonato Paulista, no estádio do Pacaembu, às 18h30.
FICHA TÉCNICA
PALMEIRAS 1 x 0 SANTO ANDRÉ
Local: Estádio do Pacaembu
Data: 21 de abril de 2011, quinta-feira
Renda: R$ 985.018,00
Público: 34.716
Horário: 16 horas (de Brasília)
Árbitro: Raphael Claus (SP)
Assistentes: Carlos Nogueira Junior e Anderson Moraes Coelho (ambos SP)
Cartões amarelos: Alex Silva, Mario Jara, Neneca e João Paulo (Santo André); Valdívia, Thiago Heleno e Luan (Palmeiras)
Cartão vermelho: Anderson (Santo André)
Gols: PALMEIRAS: Danilo, aos 32 minutos do segundo tempo
PALMEIRAS: Deola; Cicinho (João Vitor), Thiago Heleno (Leandro Amaro), Danilo e Rivaldo; Marcos Assunção, Márcio Araújo, Tinga (Wellington Paulista) e Valdívia; Kleber e Luan
Técnico: Luiz Felipe Scolari
SANTO ANDRÉ: Neneca; Anderson, Sandoval e João Paulo; Alex, Magno, Márcio Jará (Chiquinho), Aloísio e Gilberto (Borebi); Célio Codó (Luciano Fonseca) e Rychely
Técnico: Sandro Gaúcho.