Palmeiras vence o Prudente e mostra que a melhor defesa também ataca

Agência Palmeiras
Giovanni Perrotta

O Palmeiras veio a campo neste sábado (09), enfrentar o Grêmio Prudente, em jogo válido pela 18ª rodada do Paulistão de 2011. O Alviverde venceu por 2×0, gols de Thiago Heleno e Douglas (contra) e segue firme na ponta de cima da tabela com 41 pontos. Já o time do interior se complicou ainda mais no campeonato e amarga a lanterna da competição.

O Verdão jogava para se manter na liderança e veio embalado depois da vitória no clássico, contra o Santos. O técnico Felipão não pôde contar com Kleber, Cicinho, Rivaldo e Patrik. Os três primeiros cumpriam suspensão automática, enquanto o meia se lesionou no meio da semana e deve ficar um mês fora dos gramados.

Clique aqui e confira os detalhes da partida.

O jogo começou com um Grêmio Prudente que ia para cima do Verdão, os jogadores do interior demonstravam muita vontade, arriscavam alguns chutes de fora da área, mas não assustavam o goleiro Deola. O Palmeiras contava com um Adriano inspirado, que não desistia de nenhuma jogada e causava problemas para os zagueiros adversários.

Aos 10min, o Palmeiras estava bem na partida, trocava passes com facilidade no meio do campo, conseguia utilizar com muita velocidade as laterais e, toda vez que o Verdão ia ao ataque, levava perigo ao goleiro do Prudente. Aos 17min, Lincoln fez boa jogada com Tinga e bateu cruzado de dentro da área. A bola passou perto da trave de Márcio.

Logo em seguida, o camisa 99 do Verdão tentou uma bicicleta aos 18min, mas o remate saiu longe da meta do Prudente. O gol parecia questão de tempo, e aos 30min, em uma cobrança de escanteio perfeita de Marcos Assunção, a bola encontrou a cabeça de Thiago Heleno, que fez o seu 3º gol no campeonato. Palmeiras 1×0 Grêmio Prudente.

Depois do gol, o Alviverde diminuiu o ritmo, mas a defesa continuava impecável e o time do interior não conseguia levar perigo ao gol de Deola. No final do primeiro tempo o Prudente fez várias faltas no meio de campo e alguns jogadores ganharam o cartão amarelo. Aos 47min, o juiz Flávio Rodrigues Guerra apitou e o Verdão foi para o vestiário com vantagem no placar.

Clique aqui e vote no craque da rodada.

O segundo tempo começou com o Palmeiras mais tranqüilo, administrando o jogo e tocando bem a bola sobre o meio de campo. Aos 6min, Raí cobrou uma falta de longe e Deola não teve problemas para fazer a defesa. Três minutos depois, após boa troca de passes, Gabriel Silva chutou de fora da área e Márcio fez a defesa, no rebote Luan emendou um voleio, mas a bola saiu pela linha de fundo.

Aos 14min, a torcida Alviverde se agitou no Canindé. Valdivia se preparava para entrar no jogo. O “Mago” estava parado havia um mês e entrou no lugar de Lincoln aos 17min. Na hora da substituição ambos os jogadores foram ovacionados pelos palmeirenses presentes no estádio. Aos 23min, foi a hora de Marcos Assunção dar lugar à Chico.

E a melhor defesa do campeonato mostrou novamente que sabe ir ao ataque. Valdivia cobrou uma falta da entrada da área e Thiago Heleno de novo cabeceou, só que desta vez a bola não entrou por muito pouco.

Com a saída de Assunção, Valdivia assumiu as cobranças de falta e aos 29min, “El Mago” bateu uma falta do lado direito do campo e o zagueiro Douglas empurrou para o próprio gol e fez Palmeiras 2×0 Grêmio Prudente.

Aos 36min, Max Santos entrou no lugar de Luan e aos 38min, Rhayner assustou Deola com um chute de longa distância. Aos 40min, o Verdão tocava a bola ao som dos torcedores, que gritavam “Olé”, a cada toque e no embalo da torcida Max Santos fez boa jogada individual e levou perigo ao gol do Prudente.

O Palmeiras foi superior até o árbitro Flávio Rodrigues Guerra apitar pela última vez e decretar a vitória por 2×0 sobre o Prudente. A próxima partida do Verdão será contra o Santo André, na quarta-feira(13), às 21h50, no estádio do Pacaembu, no primeiro confronto das oitavas de final da Copa do Brasil.

FICHA TÉCNICA

Local: Estádio do Canindé, em São Paulo (SP)
Data: 9 de abril de 2001, sábado
Horário: 18h30 (de Brasília)
Árbitro: Flávio Rodrigues Guerra (SP)
Assistentes: Danilo Ricardo Simon Manis e Alberto Poletto Masseira (ambos de SP)
Assistentes adicionais: Rodrigo Braghetto e Flamarion David Volpe (ambos de SP)
Cartões amarelos: Thiago Heleno, Gabriel Silva e Marcos Assunção (Palmeiras); Daniel e Wanderson Cafu (Grêmio-SP)

GOLS:
PALMEIRAS: Thiago Heleno, aos 30 minutos do primeiro tempo; Douglas (contra), aos 30 minutos do segundo tempo

PALMEIRAS: Deola; João Vitor, Danilo, Thiago Heleno e Gabriel Silva; Márcio Araújo, Marcos Assunção (Chico), Tinga e Lincoln (Valdivia); Adriano Michael Jackson e Luan (Max Santos)
Técnico: Luiz Felipe Scolari

GRÊMIO-SP: Márcio; Wanderson Cafu, Ednei, Douglas e Raí; Anderson Pedra (Léo), Daniel, Saldanha e Erivelton (Alex Maranhão); Juan (Rhayner) e Eraldo
Técnico: Márcio Goiano