Palmeiras vence São Paulo na decisão e é campeão invicto do Torneio Paulista Sub-16

Daniel Romeu
Departamento de Comunicação

O Palmeiras sagrou-se campeão do Torneio Paulista Sub-16 e garantiu mais um título para suas categorias de base. O clube disputou a final contra o São Paulo e, apesar de sair atrás no placar nesta sexta-feira (16), buscou a virada e venceu por 3 a 1, na Academia de Futebol 2, em Guarulhos-SP. A competição foi criada para dar rodagem aos jovens dessa idade, já que não há calendário oficial para os atletas que formarão o time Sub-17 do Verdão no ano que vem.

O Torneio Paulista Sub-16 foi idealizado e organizado pelo Palmeiras, reunindo também São Paulo, Corinthians e Santos. Na primeira fase, os quatro rivais integram uma chave única e enfrentaram-se entre si, em turno e returno, para definir as posições finais antes da semifinal. O Alviverde foi campeão invicto, tendo conquistado sete vitórias e um empate no total. Os gols da final contra o São Paulo foram marcados por Bernardo, Aníbal e Guilherme.
[album]

A taça e as medalhas, confeccionadas pelo Palmeiras, ainda prestaram homenagem às vítimas do acidente aéreo que vitimou a delegação da Chapecoense no último dia 29. O Sub-16 do Verdão entrou em campo na final com: Igor; Gustavo, Pedro, Patrick e  Esteves; Jose Junior, Marcos Vinicius, Lincon e Daniel; Bernardo e Aníbal.

Foi o quarto título estadual conquistado pela base do Palmeiras neste ano, já que o clube também foi campeão do Paulista organizado pela Federação Paulista de Futebol em três categorias: Sub-15, Sub-13 e Sub-11. O Sub-15 superou o Santos na final foi campeão com a melhor campanha da competição – o Sub-13 também venceu o rival santista na decisão. O Sub-11 tornou-se bicampeão paulista (2015 e 2016) ao bater o Guarani na final.

Sub-14 é vice-campeão da Paulista Cup

A equipe Sub-14 também fez bonito e foi vice-campeã da Paulista Cup, torneio organizado para os atletas que formarão a categoria Sub-15 do Palmeiras em 2017. A final foi disputada nesta sexta-feira (16), contra o Santos, no CT Rei Pelé, em Santos-SP e terminou em vitória por 2 a 0 dos donos da casa – no primeiro jogo, na Academia de Futebol 2, os times empataram em 0 a 0.

Além do Palmeiras, participaram outros sete clubes: Santos, São Paulo, Independente de Limeira, Ponte Preta, Desportivo Brasil, Red Bull Brasil e Osasco FC. Na primeira fase, os oito times se enfrentaram em sistema de todos contra todos, ida e volta, e os quatro primeiros avançaram (o Verdão terminou a etapa inicial na primeira colocação). Na semi, o Verdão eliminou o São Paulo com vitória por 3 a 1, em casa, após perder o duelo de ida por 2 a 0.