Palmeiras volta a jogar na Colômbia após seis anos
Agência Palmeiras
Fábio Finelli
O Palmeiras voltará a jogar na Colômbia após seis anos, no duelo contra o Millonarios, que acontece nesta terça-feira (23), em Bogotá, pela Copa Sul-Americana. A última vez que o Verdão encarou um time colombiano foi em 2006, pela Copa Libertadores da América, diante do Atlético Nacional: vitória de 2×1 em Medellín. Correa, atual volante do elenco palmeirense, marcou um dos gols no último duelo contra um time colombiano. O outro tento foi marcado pelo zagueiro Leonardo Silva, atualmente no Atlético-MG.
Palmeiras e Millonarios já se enfrentaram três vezes na história. Os dois primeiros jogos aconteceram em 1962, pelo Torneio Cidade de Manizales. O primeiro confronto foi disputado em 24 de janeiro, em Palogrande, em Manizales-COL, e o Verdão venceu por 4×0, gols de Américo (2), Vavá e Julinho. Já o segundo duelo foi realizado em 28 de janeiro, desta vez no El Campin, estádio do Millonarios, em Bogotá-COL, e acabou em 1×1. Os gols foram de Julinho (P) e Zanarob (M). A terceira partida foi realizada na Copa SA deste ano, quando o Verdão venceu o rival por 3×1, gols de Obina, Tiago Real e Luan/P, e Artur contra/M.
Histórico contra colombianos – Em 98 anos de história, o Palmeiras já realizou 18 partidas contra times colombianos: foram 12 vitórias, 4 empates e apenas 2 derrotas, com 36 gols marcados e 19 sofridos.
Das 18 partidas, 13 foram realizadas na Colômbia (4 em Bogotá, 4 em Cáli, 3 em Medellín e 2 em Manizales). Uma partida foi disputada em Miami-EUA, e quatro foram realizadas em São Paulo (duas no Pacaembu e duas no Palestra Itália).
Contra times colombianos, o Palmeiras inclusive já disputou uma final de Copa Libertadores e sagrou-se campeão ao bater o Deportivo de Cáli em 1999 (derrota de 1×0 em Cáli e vitória de 2×1 no Palestra Itália).
Já o primeiro confronto diante de colombianos aconteceu em um amistoso disputado em 1960, em Medellín, na vitória de 2×1 sobre o Nacional de Medellín. Os gols foram de Américo e Zequinha.