Palmeiras volta a Sucre e encara Universitario na Copa Sulamericana
Agência Palmeiras
Fábio Finelli
O Palmeiras volta a capital Sucre, na Bolívia, após um ano e oito meses e vai encarar o Universitario na fase de Oitavas-de-Final da Copa Sulamericana. O time boliviano surpreendeu e eliminou dois rivais de tradição para chegar a essa condição na competição: na 1a. Fase, passou pelo Colo-Colo-CHI (venceu por 2×0 em Sucre e perdeu por 3×1 em Santiago; conseguiu a classificação pelo gol marcado fora de casa), e na 2a. Fase, passou pelo Cerro Porteño-PAR (venceu por 1×0 em Sucre, e na noite desta terça-feira, dia 21, empatou em 2×2, em Assunção).
A delegação palmeirense esteve em Sucre em fevereiro de 2009, quando ficou quatro dias na cidade se preparando para encarar o Real Potosí, em Potosí, pela fase preliminar da Copa Libertadores. Na ocasião, o Verdão venceu o time boliviano por 2×0, gols de Cleiton Xavier e Keirrison (havia vencido por 5×1 no Palestra Itália) e classificou-se para a fase de grupos da competição.
O Universitario de Sucre foi fundado em 1962 e conquistou apenas um Campeonato Boliviano, o Torneio Apertura, em 2008. A equipe manda seus jogos no Estadio Olímpico Patria, local que o Palmeiras realizou quatro treinos em 2009, com capacidade para 31.000 pessoas.
No Campeonato Boliviano deste ano, o Torneio Clausura, o Universitario ocupa a 8a. colocação, com 12 pontos, cinco atrás dos líderes Real Potosí e Aurora. Na última rodada, disputada no domingo (19), o Universitario venceu o Bolívar, em Sucre, por 1×0.
Esta será a primeira vez que Palmeiras e Sucre se enfrentam em toda a história. Os jogos vão acontecer nos dias 13 ou 14 de outubro, em Sucre, e o da volta no dia 20 de outubro, no Pacaembu. O vencedor deste confronto encara Caracas-VEN/Independiente Santa Fe-COL ou Atlético-MG na fase de Quartas-de-Final.