Palmeiras x Santos: informações, curiosidades e histórico do confronto
Felipe Krüger
Bruno Alexandre Elias
Departamento de Comunicação
Palmeiras x Santos
Competição: Campeonato Brasileiro – 32ª rodada
Data e horário: 03/11/2018
Estádio: Allianz Parque
Transmissão: Premiere
Suspensos: Mayke e Diogo Barbosa (punidos pelo STJD) e Moisés
O Palmeiras realizou na tarde desta sexta-feira (02), na Academia de Futebol, o último treino antes de encarar o Santos, neste sábado (03), às 19h, no Allianz Parque. O técnico Luiz Felipe Scolari realizou um trabalho tático e desenhou a equipe que deve encarar os rivais alvinegros sem as presenças dos suspensos Moisés (três cartões amarelos), Mayke (STJD) e Diogo Barbosa (STJD).
Se vencer o Santos, o Verdão garante matematicamente a vaga na Conmebol Libertadores de 2019 – neste caso, será a primeira vez na história que o clube disputará quatro edições seguidas da competição continental. Vale lembrar que o Alviverde já é o time brasileiro que mais vezes disputou a Libertadores em todos os tempos, ao lado de Grêmio e São Paulo (os três com 18 participações).
Individualmente, quem pode alcançar uma marca importante é o atacante Dudu. Com 222 jogos pelo Palmeiras, ele está a apenas uma partida de igualar o ídolo Edmundo, que participou de 223 duelos pelo Verdão em suas duas passagens pelo clube. Além da proximidade de jogos entre os dois, a dupla de atacantes possui outra coincidência: ambos fizeram história utilizando a camisa 7 do time.
Se para empatar em número de jogos com Edmundo basta Dudu entrar em campo neste sábado (03), o atacante, no clube desde 2015, precisa balançar as redes apenas mais uma vez para empatar com Vágner Love na artilharia do Verdão neste século – as marcas atuais indicam 53 bolas na rede para o atual dono da camisa 7, enquanto o antigo jogador palmeirense marcou 54 vezes.
TIME BRASILEIRO COM MAIS VITÓRIAS NA TEMPORADA
Considerando as partidas disputadas por qualquer campeonato neste ano – exceto amistosos – dentre todos os que compõem Série A do Brasileirão, o Palmeiras segue como o time que acumula mais triunfos: são 40 ao todo (em 67 partidas) – sete a mais do que a dupla Cruzeiro e Grêmio, com 33. No percentual de vitórias, isso representa 59,70%, o que também coloca o Verdão no primeiro posto, à frente do Flamengo, 2º no quesito, com 53,33%. As estatísticas são do FutDados e estão atualizadas até o jogo de volta das semifinais da Conmebol Libertadores 2018.
TIME BRASILEIRO COM MAIS GOLS MARCADOS NA TEMPORADA
O Maior Campeão do Brasil, dentre as 20 agremiações da Série A, é o clube com o maior número de gols marcados: são 105 ao todo, à frente do Grêmio, com 103. São considerados gols marcados apenas em partidas válidas por competições oficiais (estaduais, nacionais e continentais, por exemplo, e não eventuais jogos amistosos). Em média de gols, isso representa 1,57 gol por jogo, o que isola o Verdão como o primeiro colocado neste quesito, seguido do Grêmio, com 1,56. As estatísticas são do FutDados e estão atualizadas até o jogo de volta das semifinais da Conmebol Libertadores 2018.
TIME BRASILEIRO COM MELHOR SALDO DE GOLS NA TEMPORADA
Considerando as partidas disputadas por qualquer campeonato neste ano – exceto amistosos –, o Maior Campeão do Brasil é o time nacional que possui o melhor saldo de gols, que é de 62 (devido ao fato de ter marcado 105 tentos e sofrido apenas 43); em seguida, vem o Grêmio, com saldo de 50. O Verdão detém ainda a menor média de gols sofridos por jogo: apenas 0,64 por partida, contra 0,67 do Flamengo, segundo da lista. Com 45 gols sofridos, em números absolutos, o Palmeiras só perde para Internacional, que sofreu 36 gols, e Flamengo, 43 (porém, os dois times jogaram bem menos do que o Alviverde: 17 e 7 jogos a menos, respectivamente). O time de Felipão, aliás, vive uma excelente fase no sistema defensivo (sofreu apenas 12 gols nos últimos 26 jogos). As estatísticas são do FutDados e estão atualizadas até o jogo de volta das semifinais da Conmebol Libertadores 2018.
TEMPORADA COM MAIS VITÓRIAS NO SÉCULO
Com 43 vitórias em 70 partidas disputadas em 2018, a atual temporada do Verdão já é o ano com mais triunfos do clube neste século. A marca mais próxima é a de 2000, quando o time, comandado por Felipão no primeiro semestre, obteve 45 vitórias em 92 jogos.
INVENCIBILIADE DE 16 PARTIDAS CONSECUTIVAS NO CAMPEONATO BRASILEIRO
O empate por 1 a 1 diante do Flamengo, no último sábado (27), foi o 16º jogo consecutivo de invencibilidade do Palmeiras na competição nacional – o suficiente para superar a marca de 15 jogos de 2016, ano em que foi campeão brasileiro. Agora, o Verdão precisa de mais duas partidas sem derrotas para atingir os números da edição de 1997 (que, curiosamente, também foi sob o comando de Luiz Felipe Scolari). Em seguida, as maiores séries são de 1994 (23 duelos) e entre 1972 e 1973 (26 embates).
BOM DESEMPENHO NO SEGUNDO TURNO DO CAMPEONATO BRASILEIRO
Levando em conta apenas os jogos válidos pelo segundo turno do Campeonato Brasileiro, o Verdão é o time com mais pontos da competição nacional, com 30. Curiosamente, o segundo colocado é justamente o Santos, adversário deste sábado (03), com 25 pontos. O Verdão está invicto no returno – foram nove vitórias e três empates até aqui.
TIME QUE MAIS VENCEU NO CAMPEONATO BRASILEIRO
O Verdão segue como dono de uma marca importante no Brasileiro: é o time que mais venceu na competição até aqui, com 18 triunfos. Em seguida, aparece o Flamengo, com 17.
TIME QUE MENOS PERDEU NO CAMPEONATO BRASILEIRO
De forma isolada, o Palmeiras lidera o posto dentre as equipes que menos perderam no Brasileirão 2018, tendo sido superado em apenas quatro ocasiões em seus 31 jogos disputados até aqui. Em seguida, estão a dupla Internacional e São Paulo, com cinco resultados negativos cada. Os dados estão atualizados até o encerramento da 31ª rodada.
TIME QUE MENOS SOFRE GOLS NO CAMPEONATO BRASILEIRO
Com 20 gols sofridos desde o início do Campeonato Brasileiro, o Palmeiras é o time do torneio que menos vezes foi vazado até aqui, de forma isolada. Em seguida, aparecem o Flamengo, Grêmio e Internacional, com 23 tentos sofridos. Os dados estão atualizados até o encerramento da 31ª rodada.
MELHOR SALDO DE GOLS DO CAMPEONATO BRASILEIRO
O Palmeiras marcou 48 gols e sofreu 20 no Brasileiro. Com isso, a equipe detém o melhor saldo da competição, que é de 28 tentos, seguido do Flamengo (26). Os dados estão atualizados até o encerramento da 31ª rodada.
TIME QUE MAIS DRIBLA NO CAMPEONATO BRASILEIRO
De acordo com dados do Footstats, o Maior Campeão do Brasil é o time que mais dribla no Campeonato Brasileiro: foram 206 fintas aplicadas até aqui, contra 201 do Corinthians. As estatísticas estão atualizadas até a 31ª rodada.
TIME QUE MAIS INTERCEPTA BOLAS NO CAMPEONATO BRASILEIRO
Com apenas cinco gols sofridos nos últimos 16 jogos do Brasileirão, o Palmeiras tem uma defesa sólida. Isso se deve muito às interceptações das jogadas de seus adversários: o Verdão é o top 1 neste quesito, impedindo que seus rivais concluíssem passes e lançamentos em 179 oportunidades, contra 132 do Internacional, vice-líder deste ranking. Os dados são do Footstats e estão atualizados até a 31ª rodada.
TIME QUE MAIS DESARMA NO CAMPEONATO BRASILEIRO
O desarme é outro fundamento no qual o Alviverde se destaca coletivamente: o time de Felipão lidera o ranking do Campeonato Brasileiro, com 713 botes, contra 642 do segundo colocado, Flamengo. Os dados são do Footstats e estão atualizados até a 31ª rodada.
TIME QUE MAIS FAZ LANÇAMENTOS NO CAMPEONATO BRASILEIRO
O Verdão também é a equipe dentre os 20 participantes do Campeonato Brasileiro 2018 que mais faz lançamentos: foram 1376, contra 1165 do São Paulo, segundo colocado desta lista. Se computados apenas os lançamentos que lograram êxito (ou seja, que foram recebidos e dominados pelos companheiros de time), o Alviverde segue líder neste fundamento, com 594 acertos, contra 518 do São Paulo, que também é o vice-líder neste quesito. Os dados são do Footstats e estão atualizados até a 31ª rodada.
TIME QUE MAIS FAZ VIRADAS DE BOLA NO CAMPEONATO BRASILEIRO
Além disso, o Alviverde também é o time número um em viradas de bola: foram 142 no total, contra 133 do Atlético-PR, segundo colocado da lista. Dentre as viradas que foram recebidas com sucesso, o Alviverde segue na liderança do quesito, com 114 lançamentos certos, contra 113 do Furacão. Os dados são do Footstats e estão atualizados até a 31ª rodada.
2º MELHOR ATAQUE DO CAMPEONATO BRASILEIRO
O Maior Campeão do Brasil possui 48 gols marcados na competição nacional. Com isso, o time dirigido pelo técnico Luiz Felipe Scolari ocupa a segunda posição dos ataques mais positivos do certame, ao lado do Atlético-MG (também com 48). O Flamengo lidera esta marca, com 49 bolas na rede (ou seja, apenas uma a mais do que Verdão e Galo). Os dados são do Footstats e estão atualizados até a 31ª rodada.
2º TIME COM MAIS ASSISTÊNCIAS PARA GOLS NO CAMPEONATO BRASILEIRO
O Palmeiras é o vice-líder de assistências para gols no Brasileirão 2018, e divide essa marca com o Flamengo: das 48 bolas na rede que o Verdão enfiou no torneio nacional, 34 contaram com passes a gol. Neste quesito, apenas Atlético-MG (36) supera o Alviverde e o Rubro-Negro. Os dados são do Footstats e estão atualizados até a 31ª rodada.
DUDU: ARTILHEIRO DO PALMEIRAS NA ERA DOS PONTOS CORRIDOS DO CAMPEONATO BRASILEIRO
Na última rodada do Brasileiro (31ª), contra o Flamengo, individualmente alguns jogadores tiveram destaque. Especialmente Dudu – o gol do jogador fez com que o camisa 7 aumentasse um recorde que já pertence a si mesmo: agora com 53 gols desde que chegou ao clube, em 2015, o atleta anotou 30 desses tentos apenas pelo Brasileirão, o que torna o atacante o maior artilheiro palmeirense do torneio nacional na era dos pontos corridos (a partir 2003).
DUDU: LÍDER DE ASSISTÊNCIAS DO PALMEIRAS E DO CAMPEONATO BRASILEIRO
E não são só os gols. Dudu também é o maior garçom do grupo palmeirense na temporada. Ele já deixou seus companheiros cara a cara com o goleiro para marcar por 15 vezes (considerando todas as competições). Apenas pelo Brasileiro, o Baixinho é o número 1 no quesito, isolado com dez assistências, seguido de De Arrascaeta (Cruzeiro), Éverton (São Paulo) e Ricardo Oliveira (Atlético-MG), todos com seis passes no certame.
DUDU: JOGADOR MAIS CAÇADO DO CAMPEONATO BRASILEIRO
Dentre outras marcas que acumula, o camisa 7 palestrino também é o jogador que mais sofre faltas no BR-18: ao todo, foram 89 infrações marcadas a seu favor. Em seguida, estão Zé Rafael, do Bahia, e Yago Pikachu, do Vasco (ambos foram parados 86 vezes).
DUDU: CRAQUE DO ALLIANZ PARQUE
Com 25 gols marcados no Allianz Parque, o camisa 7 é o número 1 em bolas na rede na arena palmeirense, inaugurada em 2014. Vale lembrar que Dudu é ainda o atleta com mais partidas na casa alviverde (95 duelos), mais vitórias (67 triunfos) e maior garçom (22 assistências). Além disso, em todas as vezes em fez gol no estádio, a equipe alviverde jamais foi derrotada. Na arena, aliás, Dudu esteve em campo em dois títulos do alviverde: a Copa do Brasil de 2015, contra o Santos, marcando duas vezes na decisão, e o Brasileiro de 2016, contra a Chapecoense.
FELIPE MELO: TOP 3 EM VIRADAS DE BOLA NO BRASILEIRÃO
Felipe Melo compõe o top 3 de jogadores com mais viradas de bola no Brasileiro: o Pitbull soma 25 viradas e ocupa a terceira colocação, empatado com Rodrigo Lindoso, do Botafogo, e Ricardson, do Ceará – os três estão atrás de Vinícius, do Bahia, com 30 (2º colocado), e de Cazares, do Atlético-MG, com 36, líder da lista.
LUIZ FELIPE SCOLARI: RETROSPECTO GERAL DE PARTIDAS
Nesta sua terceira passagem pelo Verdão, a partir de 2018, Felipão acumula 23 partidas: são 15 vitórias, cinco empates e três derrotas. Incluindo também suas duas passagens anteriores (de 1997 a 2000 e, depois, de 2010 a 2012), o treinador dirigiu a equipe, ao todo, em 431 ocasiões (207V, 116E e 108E) – apenas Oswaldo Brandão, com 585 jogos, comandou o Alviverde mais vezes ao longo da história.
LUIZ FELIPE SCOLARI: RETROSPECTO CONTRA O SANTOS
O retrospecto do técnico Luiz Felipe Scolari, pelo Palmeiras, diante do Santos, é de 20 partidas, sete vitórias, sete empates e seis derrotas. Sob o comando do treinador, o Verdão marcou 31 gols nos rivais e foi vazado 25 vezes.
LUIZ FELIPE SCOLARI: PRIMEIRO CLÁSSICO E GOLEADA CONTRA O SANTOS
Em 1997, ano do início da trajetória de Scolari no Palmeiras, o time superou o Santos por 5 a 0 – gols marcados por Oséas (2), Viola (2) e Alex –, no estádio Palestra Italia, em partida válida pelo Campeonato Brasileiro daquele ano. O clássico foi apenas o 26º jogo do treinador no comando da equipe.
>>> Guerra completará 60 jogos pelo Palmeiras se atuar contra o Santos
>>> Antônio Carlos completará 60 jogos pelo Palmeiras se atuar contra o Santos
>>> Gustavo Gómez completará 15 jogos pelo Palmeiras se atuar contra o Santos
>>> Vitinho completará 10 jogos pelo Palmeiras se atuar contra o Santos
ALLIANZ PARQUE: RETROSPECTO GERAL DE PARTIDAS
Inaugurado no dia 19 de novembro de 2014, o Allianz Parque já recebeu 121 partidas do Palmeiras. Foram 78 vitórias alviverdes, 22 empates e 21 derrotas. O Verdão balançou as redes 222 vezes e foi vazado em 98 oportunidades.
ALLIANZ PARQUE: RECORDE DE PÚBLICO
O recorde de público do Allianz Parque em jogos do Palmeiras foi registrado no dia 08 de abril de 2018, contra o Corinthians. Naquela oportunidade, o público foi de 41.227 pessoas.
PALMEIRAS x SANTOS: RETROSPECTO GERAL
Considerando todos os confrontos da história entre Palmeiras e Santos, a vantagem é palestrina. Nos 332 embates disputados, a contagem registra 139 vitórias do Maior Campeão do Brasil, 87 empates e 106 reveses sofridos. O Alviverde marcou, ao todo, 556 gols e foi vazado em 471 oportunidades.
PALMEIRAS x SANTOS: RETROSPECTO NO PALESTRA ITALIA / ALLIANZ PARQUE
O duelo entre Palmeiras e Santos colocará frente a frente duas equipes com grande histórico de embates na casa alviverde: o time do litoral de São Paulo é o adversário mais frequente do Verdão no estádio em todos os tempos. Ao todo, os rivais já se enfrentaram 78 vezes no Palestra Italia (incluindo o período Allianz Parque, a partir de 2014), sendo 41 vitórias palestrinas, 22 empates e 15 triunfos alvinegros, com 146 tentos do Verdão contra 80 gols santistas.
PALMEIRAS x SANTOS: MAIOR GOLEADA DA HISTÓRIA
Com um histórico de jogos iniciado em 1915, a maior goleada do clássico foi registrada em 11/12/1932, pelo Campeonato Paulista, no antigo estádio da Ponte Grande: 8 a 0 para o Palestra Italia, com gols de Romeu Pellicciari (duas vezes), Lara, Sandro, Imparato (duas vezes), Avelino e Goliardo.
PALMEIRAS x SANTOS: JOGOS EM 2018
Palmeiras e Santos já se encontraram quatro vezes nesta temporada. Além do empate em 1 a 1 no primeiro turno do Brasileiro, no Pacaembu, os times mediram forças na primeira fase do Campeonato Paulista, no Allianz Parque (vitória alviverde por 2 a 1 – gols de Antônio Carlos e Borja), e na semifinal do torneio estadual, ambas no Pacaembu. Com um triunfo para cada lado (1 a 0 para o Palmeiras e 2 a 1 para o Santos), a decisão foi para os pênaltis e o Verdão eliminou o rival da Baixada Santista.
REENCONTRO COM O TÉCNICO CUCA
Técnico com passagens pelo Palmeiras em 2016 e 2017 e campeão brasileiro de 2016, Cuca irá enfrentar o Verdão pela primeira vez desde que deixou o clube. O retrospecto de partidas do treinador pelo Alviverde é de 85 jogos, 45 vitórias, 18 empates e 22 derrotas.