Paulo Nobre convoca sócios para definir filtro de eleição

Agência Palmeiras

Neste sábado (15), das 10h às 19h, na sede social do Palmeiras, acontecerá a segunda Assembleia Geral de associados do clube para a votação do filtro de eleição para presidente e vice-presidentes do Verdão, fato que começaria a valer a partir da próxima eleição, marcada para o final de 2014. Por se tratar de uma segunda convocação para a manifestação sobre o assunto para o qual a primeira Assembleia Geral não obteve quórum, o número mínimo para validação desta Assembleia será de apenas 500 associados votantes.

O presidente do Palmeiras, Paulo Nobre, ressaltou a importância da assembleia deste sábado (15). “Ano passado, nós, conselheiros, aprovamos o voto direto do sócio do clube para eleger o presidente e vice-presidentes da Sociedade Esportiva Palmeiras. Porém, para que entre em vigor, é necessário que toda mudança estatutária feita pelo Conselho Deliberativo seja homologada pelos sócios do clube em Assembleia Geral. No início de maio deste ano, infelizmente, a assembleia não teve o número mínimo de votantes para que a homologação fosse validada.”

Os documentos relacionados com as alterações estatutárias anteriores, e a que atualmente está sendo submetida à deliberação da Assembleia Geral, estão disponíveis para a consulta dos associados na secretaria geral da Sociedade Esportiva Palmeiras.

“Essa mudança acontecer é de interesse do sócio. As eleições diretas são um sonho antigo de todos que militam na política do clube, tanto por parte de quem é votado, como por parte de quem vota, ou seja, o próprio associado. Como presidente do Palmeiras e, principalmente, como torcedor palmeirense, peço a todos que compareçam ao clube neste sábado”, completou Paulo Nobre.

No último dia 04 de abril, foi publicado o edital de convocação de Assembleia Geral, na qual os associados da Sociedade Esportiva Palmeiras deveriam votar manifestando a sua concordância ou discordância quanto à deliberação adotada no CD, em reunião extraordinária realizada no dia 04 de fevereiro de 2013.

Como já é do conhecimento de todos, na Assembleia Geral realizada na data de 19 de janeiro de 2013, os associados da Sociedade Esportiva Palmeiras, mediante voto favorável à deliberação do CD, aprovou diversas alterações no Estatuto Social para que as eleições de presidente e vice-presidentes da Diretoria Executiva se efetivassem mediante voto direto dos associados.

A única alteração que não obteve quórum suficiente para aprovação pela Assembleia Geral foi o item relacionado com o filtro para aprovação das inscrições de chapas. Assim sendo, e sempre de acordo com as disposições estatutárias, o CD reuniu-se novamente e deliberou em votação unânime reformular este item da reforma estatutária, aprovando que tal filtro se caracteriza pela obtenção de um quórum de 15% dos conselheiros que estejam no exercício do cargo na data da reunião em que houver a votação para inscrição de chapas.

Em outras palavras, para que a inscrição de uma chapa completa com os nomes dos candidatos a presidente e vice-presidentes da Diretoria Executiva da Sociedade Esportiva Palmeiras seja aprovada, é necessário que 15% do número total de conselheiros votem a favor de tal inscrição.

O que será votado neste sábado?

A eleição para presidente e vice-presidentes do Palmeiras passará a acontecer em duas etapas. A 1ª etapa, dentro do Conselho Deliberativo, onde todas as chapas que atingirem um mínimo de 15% dos votos terão direito a ir para uma 2ª etapa, que é a eleição de fato, onde o sócio do clube votará direto para eleger o presidente e vices. Porém, esse “filtro” de 15% precisa ser homologado, para que as “eleições diretas” entrem em vigor.

Serviço:

Local: Estádio Palestra Itália
Endereço: Rua Turiassu, número 1840
Horário: das 10h às 19h