Pela 1ª vez, Palmeiras será representado no Prêmio Jabuti

Agência Palmeiras

O Palmeiras será representado pela primeira vez na história no maior prêmio da literatura brasileira, o Prêmio Jabuti. O livro “Morre líder, nasce campeão” retrata a trajetória da mudança de nome de Palestra Itália para Sociedade Esportiva Palmeiras, ocorrida em setembro de 1942, e que em 2012 completou 70 anos.

A obra, escrita pelo jornalista e historiador Fernando Razzo Galuppo e lançada no ano passado pela BB Editora, concorrerá na categoria Projeto Gráfico. No projeto, inúmeras fotos, depoimentos, relatos dos protagonistas, fichas e dados estatísticos estão em destaque. As fotos foram selecionadas por Henrique Campi Neto e José Ezequiel de Oliveira Filho.

“Esse livro visa apresentar de forma sucinta a origem do Palestra Itália/Palmeiras e suas particularidades, bem como os conflitos vivenciados pelo clube nos anos 40, quando foi obrigado a mudar a sua estrutura diretiva e mudar o seu nome, pois havia sido acusado de ser um clube ‘quinta coluna’, ou seja,  um propagandista do ideário fascista (regime que vigorou na Itália durante os anos 20 a 40) devido às suas origens ancestrais remeterem ao país peninsular. É uma honra colocar o nome do Palmeiras pela primeira vez em tão conceituada e tradicional premiação”, afirmou Fernando Galuppo, autor do livro.