Perto da estreia no Paulista, Sub-20 do Palmeiras intensifica preparação

Daniel Romeu
Departamento de Comunicação

A equipe Sub-20 do Palmeiras está em reta final de preparação para a estreia no Campeonato Paulista da categoria, no dia 9 de maio (sábado), contra o São José dos Campos FC, no estádio Carlos Ferracini, em Caieiras (SP). Em treinamento desde o fim de fevereiro, o time disputa uma série de amistosos para adquirir o ritmo de jogo ideal – nesta quarta-feira (22), o Verdão empatou com o Red Bull Brasil, em 1 a 1, na Academia de Futebol 2, em Guarulhos (SP).

O técnico Marcos Valadares, que chegou ao clube no início deste ano, vê o Palmeiras pronto para a estreia. “Estou conhecendo o grupo e desenvolvendo aspectos de forma mais global, passando a eles o que pretendemos. Quando começarem as competições, partiremos para ações mais específicas, individuais. A equipe tem se desenvolvido bem dentro do nosso programa, nas ações táticas, e alguns atletas têm se destacado individualmente”, disse.

“Acreditamos muito que estamos no caminho certo, nos preparando bem na parte tática, física e mental. Trabalhamos muito a questão do jogador moderno, do que esperamos que um atleta faça com e sem a bola para alcançar o alto nível. Estamos progredindo bastante para chegar ao Paulista e Brasileiro Sub-20 bem preparados”, completou Marcos Valadares.

Para ajudar na preparação do Sub-20 no restante da temporada, o Palmeiras também acertou a contratação de Leandro Zago, que atuará como auxiliar-técnico e analista de desempenho da categoria. Bacharel em treinamento esportivo, Zago acumula passagens pelas categorias de base do Desportivo Brasil, Audax, Corinthians e Guarani, em diferentes funções. Na última Copa São Paulo de Futebol Júnior, ele atuou como treinador da equipe Sub-20 da Ferroviária.

Diferentemente dos anos anteriores, os 47 clubes do Paulista Sub-20 serão divididos em grupos de 11 ou 12 equipes na primeira fase, e a segunda (oitavas de final) já será em formato de mata-mata. No Grupo 3, o Verdão enfrenta Corinthians, Atibaia, São José EC, São José dos Campos, Red Bull Brasil, Nacional, Guaratinguetá, Taubaté, Bragantino, Flamengo-SP e Portuguesa, em jogos de ida e volta, sendo que os quatro primeiros garantem classificação.

Fabio Menotti/Ag.Palmeiras/Divulgação _ Valadares lembrou que a equipe tem se desenvolvido bem nas ações táticas, e alguns atletas têm se destacado individualmente

Integração total

O Palmeiras tem adotado integração total entre o Centro de Formação de Atletas e o Profissional desde o início da temporada. Para isso, o clube adotou diversas medidas, tais como o “Resenha da Academia” (palestra de um jogador profissional aos atletas da base), o intercâmbio de jogadores do Sub-20 no time principal, os treinos semanais do Júnior na Academia de Futebol 1 e a presença de auxiliares técnicos nos jogos da base, além de reuniões semanais entre os dirigentes e treinadores das categorias menores com o Profissional.