Pierre fala da sua identificação com o Palmeiras e sonha com títulos em 2010

Agência Palmeiras
Fábio Finelli

De férias em sua cidade natal, em Itororó, na Bahia, o volante Pierre curte os momentos com a família e projeta um ano de 2010 melhor para a torcida palmeirense. Depois de ver o time fracassar nas três competições disputadas nesta temporada, Pierre sabe que a pressão e as cobranças por resultados serão ainda maiores. Mas prestes a entrar no seu quarto ano de Palmeiras, o guerreiro palmeirense assume a responsabilidade como um dos líderes da equipe e avisa: o grupo que iniciar o novo ano vai fazer de tudo para dar títulos e conquistas ao clube. Confira o bate-papo realizado com o jogador, que também projeta completar 200 partidas pelo Verdão já em 2010.

Site do Palmeiras – Você espera um ano de 2010 mais difícil pelo fato do Palmeiras não ter conseguido nenhum título neste ano?

Pierre – No Palmeiras, a obsessão por títulos é sempre muito grande. É um clube que tem história. Mas acho que chegou a hora de nós jogadores enriquecermos essa história. A gente vê os torcedores nas ruas comentando e relembrando de coisas que aconteceram há algum tempo. Nós tivemos tudo nas mãos para conquistar algum título este ano, mas deixamos escapar. Foi uma frustração enorme. Até por isso, não tenho dúvida que as cobranças serão muito maiores em 2010. O torcedor vive de títulos e o clube está merecendo, pois está fazendo de tudo e movendo todos os esforços possíveis para que isso aconteça.

Site Palmeiras – Você está caminhando para o quarto ano de Palmeiras. Já se sente como um dos líderes do time e preparado para assumir uma responsabilidade maior na próxima temporada?

Pierre – É claro que sim. Já estou no Palmeiras há três anos e aprendi muita coisa, sei como funciona o dia-a-dia do clube e como pensa o torcedor. Pelo fato de ser um dos mais antigos, ao lado do Marcos e do Wendel, faço questão de assumir essa responsabilidade. Eu acho que a liderança no elenco vai muito da pessoa. Nós tivemos atletas que chegaram esse ano, como o Danilo, e já assumiram um papel importante no elenco. Mas como eu estou há algum tempo e gosto de ter esse papel, vou continuar orientando os meus companheiros, dentro e fora de campo.

Site Oficial – O que o Pierre evoluiu de 2007, quando foi contratado, até agora? Esperava alcançar esse rótulo de ídolo da torcida num curto espaço de tempo?

Pierre – Meu começo foi muito difícil. Havia uma desconfiança muito grande, até mesmo por parte dos torcedores. Mas eu acho que tudo é uma questão de tempo. Para vencer num time grande, não basta só entrar em campo. Tem que se doar, ter comprometimento, comer grama. Não faço isso para agradar ninguém. Faço isso porque é do meu estilo, sempre fui assim. Acho que esse meu jeito guerreiro criou uma identificação muito forte com os torcedores. Sinceramente, não esperava ser quem eu sou desde o período em que cheguei ao Palmeiras. Hoje, sou tratado como ídolo, algo que jamais pensava em 2007. Mas ainda é pouco. Nesses três anos, só ganhei um Paulistão. Não vou ficar feliz enquanto não conquistar mais títulos.

Site Oficial – Você tem contrato até o final de 2012 e já realizou 141 partidas pelo Palmeiras. Acha que pode alcançar os 200 jogos já na próxima temporada?

Pierre – Em média, uma equipe realiza 70 jogos por ano. Este ano foi o que eu mais joguei (49 partidas). Caso eu não tenha nenhuma lesão, acredito que possa alcançar essa marca já em 2010. Não é uma tarefa fácil atuar 60 partidas num ano, mas pode ser uma meta a ser alcançada, sim. Se bem que isso é o que menos preocupa. Acho que o nosso grande objetivo do ano será a conquista de um título, de preferência a Copa do Brasil ou o Brasileiro. Nós temos que nos preparar muito forte e fazer de tudo para conquistar uma das duas taças.

Site Oficial – O primeiro adversário do Palmeiras na Copa do Brasil será o Flamengo do Piauí. Como você vê o cruzamento dos jogos e quais serão as dificuldades do Verdão na competição?

Pierre – A Copa do Brasil é um torneio curto, mas se engana quem pensa que é fácil. Por se tratar de jogos ida e volta, qualquer vacilo pode ser fatal. De repente, um time tem uma atuação ruim na primeira partida e fica difícil para reverter depois. Acredito que se a nossa base for mantida e se vierem mais alguns atletas, teremos um elenco qualificado e preparado para disputar essas competições.

Site Oficial – Acredita então que o elenco do Palmeiras não precise passar por uma reformulação?

Pierre – Apesar da decepção na reta final do Brasil, nosso time não pode ser subestimado. Temos atletas de seleção, importantes, capacitados para decidir um jogo a qualquer momento. A diretoria vai se mexer, pois sabe também que a conquista de um título Nacional dará um novo ânimo para todos. Não vamos passar vergonha, pode acreditar.

Site Oficial – Deixe um recado para a torcida palmeirense.

Pierre – Peço para a torcida continuar acreditando e apoiando. A gente entende as críticas, as cobranças, mas não pode ter violência. Sabemos que será um ano de muito trabalho, mas se não estivermos juntos, não chegaremos a lugar algum. Muito do que acontece nas arquibancadas, em relação à reação dos torcedores, é reflexo daquilo que fazemos em campo. Tenho certeza que algum aprendizado ficou de tudo o que aconteceu em 2009 e vamos fazer de tudo para ganhar um título no próximo ano. Desejo a todos os palmeirenses um Natal cheio de paz e um Ano Novo com muita esperança e confiança.