Principal assistente do ano, Assunção já participou de 28 gols no Verdão
Agência Palmeiras
Fábio Finelli
Marcos Assunção tem sido um dos destaques do Palmeiras desde sua contratação, em abril de 2010. Mesmo aos 34 anos, ele é um dos atletas mais regulares do elenco e também um dos que mais participou dos gols da equipe nas duas temporadas em que entrou em campo pelo Verdão. Neste ano, só fica atrás de Márcio Araújo (31 jogos) entre os que mais atuaram, em 27 dos 32 jogos do ano. Também nesta temporada, ele é o atleta que mais deu assistências diretas para gol, nove no total -bem à frente de Patrik, Luan e Valdivia, com quatro.
Em pouco mais de um ano no clube, Assunção atuou em 64 partidas pelo Palmeiras e participou diretamente de 28 gols: foram dez gols e sete assistências em 2010, e dois gols e nove assistências em 2011.
Em 2010, foram sete gols em cobranças de falta (2×2 Botafogo, 3×0 Vitória, 2×1 no Grêmio, 2×0 Inter –duas vezes –, 1×0 Universitário e 1×1 Ceará), um olímpico (2×0 Atlético-MG, pela Sul-Americana), um de rebote (2×1 Atlético-MG, pelo Brasileiro) e um de fora da área (1×0 Goiás, pela Sul-Americana). Além disso, foi o segundo maior assistente do time com sete passes para gols – só ficou atrás de Kleber, com 10. Em 2011, Assunção marcou dois gols de falta (contra o Paulista, pelo Estadual, e Coritiba, pela Copa do Brasil).