Departamento de Comunicação
15 educandos do Instituto Marte, atuante em Paraisópolis, na cidade São Paulo, visitaram a Academia de Futebol 2, em Guarulhos, na segunda-feira (24). Os jovens de cinco a 12 anos conheceram a estrutura à disposição dos atletas palestrinos e participaram de uma atividade em campo. A experiência faz parte do projeto Comunidade na Academia.
Após chegarem à Academia de Futebol 2, os visitantes fizeram um tour pelo CT, tendo acesso aos espaços utilizados pelos atletas da Base alviverde. Os jovens, então, realizaram uma atividade com bola comandada pelo preparador físico Daniel Costa. Os educandos do projeto ainda ouviram de Ricardo Barros, assistente social do Verdão, a respeito de importantes processos relacionados à formação socioesportiva dos atletas palmeirenses e receberam um kit lanche e um certificado de visitação.

“Honrados por recebermos o Instituto Marte, através de seus educandos na faixa de cinco a 12 anos. Apresentamos a estrutura do Centro de Formação de Atletas (CFA), promovemos um bate-papo e uma atividade com o preparador físico Daniel Costa. Foi uma manhã muito proveitosa com os 15 educandos, acredito que a memória afetiva dessas crianças e adolescentes, que nos veem como referência no esporte, ficou marcada”, disse Ricardo Barros.
“O que vivemos aqui hoje vai muito além de uma visita. É sobre mostrar a esses jovens que eles pertencem; que a excelência também é um lugar para eles; que o esporte, a educação e o cuidado podem abrir portas que o mundo, às vezes, insiste em fechar. Ver a emoção deles ao conhecer o CT do Palmeiras é algo que toca profundamente. Sou imensamente grato ao Palmeiras por essa sensibilidade, por acolher nossos jovens com carinho e por entender que inclusão também se faz assim — com gestos que inspiram e encorajam”, disse Walter Becker, vice-residente do Instituto, que completou: “Os jovens voltaram para casa entusiasmados: mais confiantes, mais motivados, mais sonhadores. E levaram no coração a certeza de que seus talentos, suas histórias e seus sonhos são importantes. A visita reforça que o esporte tem uma força transformadora capaz de mudar destinos — especialmente quando mãos se estendem e portas se abrem. Hoje, o Palmeiras ajudou a abrir mais algumas”.
O Projeto Comunidade na Academia tem como intuito aproximar jovens inseridos em projetos sociais da estrutura das categorias de base palestrina. O Verdão recebe mensalmente instituições no centro de treinamento localizado em Guarulhos.


































