Departamento de Comunicação

O zagueiro Luan vinha sendo um dos principais pilares defensivos do time – fazia dupla titular com Gustavo Gómez – até o jogo contra o Chelsea-ING, pelo Mundial de Clubes 2021, disputado em fevereiro deste ano. O defensor vinha apresentando um bom futebol até que sofreu lesão na coxa esquerda. Na tarde deste domingo (05), contra o Atlético-MG em casa, pelo Brasileirão, o jogador voltou à equipe com grande atuação – o duelo, aliás, ficou marcado por uma partida tecnicamente impecável por parte das defesas de ambos os times.

Durante a partida, Luan teve a árdua missão de anular o ataque do Atlético-MG, comandado por Hulk. Para isso, contou a ajuda dos companheiros Murilo, Marcos Rocha e Piquerez, que, na defesa, também deram uma aula de jogar futebol.

No dia de seu retorno, dentro de campo, o camisa 13 realizou três importantes e certeiros desarmes, ajudando o time a passar mais uma partida sem sofrer gol – fato que se repete pela quinta vez nos últimos seis jogos.

Aliás, ao passar mais um jogo em branco no quesito gols sofridos, o Palmeiras manteve a sua marca de dono da melhor defesa do Brasileirão 2022, tendo sido vazado apenas cinco vezes. De quebra, o Alviverde emplacou o seu 15º jogo invicto – sendo essa a maior série vigente sem reveses dentre todos os times que disputam a Série A (incluindo jogos de outras competições), seguida pelas de São Paulo, com 13, e Internacional, com 12, que ainda joga pela rodada.

A dupla de zaga de Luan nesta tarde foi Murilo, com quem atuou pela segunda vez e, juntos na defesa, os jogadores não sabem o que é sofrer gol! O outro duelo com essa dupla de zaga havia acontecido em 26/01/2022, na vitória por 3 a 0 sobre a Ponte Preta, no Allianz Parque, pelo Campeonato Paulista – pouco antes da lesão que acometeu Luan por alguns meses.

Zagueiro titular na campanha do então inédito ouro olímpico em 2016, Luan teve como parceiro de zaga mais frequente o paraguai Gustavo Gómez – hoje em sua seleção nacional. Juntos, eles atuaram em 88 partidas, com 53 vitórias, 21 empates e 14 derrotas. Foram, ao todo, 55 gols sofridos no total dos 88 jogos – dos quais, 52 destes, passaram sem sofrer gol. Uma média e tanto!

Com Gustavo Gómez, inclusive, Luan fez parte da defesa que, em 2019, registrou uma marca histórica do clube: ficaram por 1.081 minutos consecutivos sem sofrer gol (sem considerar os acréscimos) – a série começou na quinta rodada do Paulista, contra o Corinthians, e terminou nas quartas de final da Copa do Brasil, contra o Internacional. Esta é a segunda maior sequência de uma dupla de zaga sem ser vazada na história do Palmeiras. O recorde ainda pertence a Marcio e Vágner Bacharel que, em 1987, garantiram que o time ficasse por exatos 1.148 minutos intransponível (sem acréscimos).

Desde 2017 no Verdão, o zagueiro soma 184 partidas pelo clube (104 vitórias, 42 empates e 38 derrotas), além de sete gols e duas assistências, e também sagrou-se campeão brasileiro de 2018, da Copa do Brasil de 2020; da Libertadores em 2020 e 2021; do Paulista em 2020 e 2022; e da Recopa Sul-Americana, em 2022.

Além disso, o camisa 13 também está na história do clube por ser um dos 16 jogadores da história que conseguiram conquistar o Paulista, o Brasileiro, a Copa do Brasil e a Libertadores pelo Palmeiras – os outros são os goleiros Weverton, Jailson, Marcos e Velloso, os zagueiros Gómez, Cleber e Vitor Hugo, os laterais Marcos Rocha e Mayke, os meio-campistas Felipe Melo, Lucas Lima, Gustavo Scarpa e Zinho e os atacantes Dudu e Willian.

PIQUEREZ E VERON TAMBÉM RETORNARAM DE LESÃO

A tarde foi marcada por outros retornos de lesão na equipe além de Luan; Piquerez, fora do time nos seis jogos anteriores devido a uma lesão na coxa direita. E Gabriel Veron, que entrou no segundo tempo, no lugar de Rony, também voltou! Foi após sete jogos fora – devido a um edema na coxa esquerda.

INVICTO, LOMBA CHEGA AO 10º JOGO PELO CLUBE (6º SEM SOFRER GOL)

Outra curiosidade individual fica por conta de Marcelo Lomba. Com Weverton na Seleção, Lomba chegou ao seu décimo duelo pelo Verdão, sendo que, destes, em seis (assim como o de hoje) passou sem ser vazado.

Além disso, o arqueiro está invicto pelo Alviverde. Nas dez partidas disputadas, são seis vitórias e, agora, quatro empates (e um total de quatro gols sofridos, pois, nas vezes em que fora vazado, nunca sofreu mais do que um gol nessas partidas).

Os cinco triunfos de Lomba foram diante da Ponte Preta, do Água Santa, do Ituano, do Bragantino (pelo Paulista), da Juazeirense-BA (em casa, pela Copa do Brasil) e do Santos (na rodada anterior, pelo Brasileiro); e os quatro empates diante do São Bernardo, da Inter de Limeira e do Bragantino (pelo Paulista) e, agora, do Atlético-MG (pelo Brasileiro).