Referência no Brasil, Palmeiras expõe metodologia de formação da base na China
Daniel Romeu
Departamento de Comunicação
As categorias de base do Palmeiras se consolidaram nos últimos anos como uma das principais referências no Brasil. Agora, o clube também começa a exportar sua metodologia para outros países. Representado pelo coordenador geral do Centro de Formação de Atletas, João Paulo Sampaio, o Verdão participou de uma série de palestras na China, um dos principais mercados emergentes do futebol, ao longo da última semana.
O encontro internacional foi promovido pelo Guangzhou Evergrande, atual heptacampeão chinês, e reuniu representantes de clubes como Real Madrid, Valência, Celtic, Boca Juniors e Corinthians. O principal tema em pauta foram maneiras de ajudar o clube a formar melhores atletas na base e outras formas de contribuir com o crescimento do futebol chinês.
Durante o encontro, João Paulo Sampaio abordou desde a história do Palmeiras ao trabalho que é realizado na base, com uma filosofia de formação de atletas e integração entre categorias do Sub-11 ao Profissional. O clube chinês organiza o Evergrande U17 International FootBall Championship, que nos próximos anos deve se tornar um dos maiores torneios internacionais de base do mundo.
A base do Palmeiras realizou duas viagens à China entre 2016 e 2017. Na primeira, participou de um intercâmbio cultural e esportivo, disputou amistosos contra times da região e participou de palestras na Universidade de Hubei. No ano seguinte, o Sub-16 disputou a Future Cup, em Hohhot, e foi campeão com 56 gols marcados e nenhum sofrido, superando o Beijing Guoan na final.