Referência no Brasil, Palmeiras expõe metodologia de formação da base na China

Daniel Romeu
Departamento de Comunicação

Divulgação_João Paulo Sampaio representou o Palmeiras na ChinaAs categorias de base do Palmeiras se consolidaram nos últimos anos como uma das principais referências no Brasil. Agora, o clube também começa a exportar sua metodologia para outros países. Representado pelo coordenador geral do Centro de Formação de Atletas, João Paulo Sampaio, o Verdão participou de uma série de palestras na China, um dos principais mercados emergentes do futebol, ao longo da última semana.

O encontro internacional foi promovido pelo Guangzhou Evergrande, atual heptacampeão chinês, e reuniu representantes de clubes como Real Madrid, Valência, Celtic, Boca Juniors e Corinthians. O principal tema em pauta foram maneiras de ajudar o clube a formar melhores atletas na base e outras formas de contribuir com o crescimento do futebol chinês.

Durante o encontro, João Paulo Sampaio abordou desde a história do Palmeiras ao trabalho que é realizado na base, com uma filosofia de formação de atletas e integração entre categorias do Sub-11 ao Profissional. O clube chinês organiza o Evergrande U17 International FootBall Championship, que nos próximos anos deve se tornar um dos maiores torneios internacionais de base do mundo.

A base do Palmeiras realizou duas viagens à China entre 2016 e 2017. Na primeira, participou de um intercâmbio cultural e esportivo, disputou amistosos contra times da região e participou de palestras na Universidade de Hubei. No ano seguinte, o Sub-16 disputou a Future Cup, em Hohhot, e foi campeão com 56 gols marcados e nenhum sofrido, superando o Beijing Guoan na final.