Referência, Palmeiras apresenta métodos utilizados na base a grandes clubes da Europa

Daniel Romeu
Departamento de Comunicação

O bom futebol apresentado pelos times de base do Palmeiras nos torneios internacionais tem chamado a atenção e despertado curiosidade dos grandes clubes europeus. Em viagem com a equipe Sub-17 para a participação em torneios na Itália e na Espanha, o coordenador geral da base, João Paulo Sampaio, ministrou uma palestra sobre os métodos utilizados no Verdão para representantes de clubes como Real Madrid, Manchester City, Sevilla e Osasuna, entre outros.

Divulgação_  Em Zubieta, na Espanha, João Paulo Sampaio falou sobre os métodos utilizados nas categorias de base do Verdão

Em Zubieta, na Espanha, a apresentação durou 50 minutos e abordou desde a história do Palmeiras ao trabalho que é realizado hoje na base, com uma filosofia de formação de atletas e integração entre categorias que começa no Sub-11 e termina no Profissional. Sampaio também preside o Movimento Futebol de Base, que reúne os coordenadores dos principais clubes do país, e comentou sobre o mercado do futebol nas categorias menores no Brasil.

Participando dos principais torneios internacionais na base, o Palmeiras reforça sua marca como clube formador no exterior e ainda pode explorar novos mercados, além de mobilizar torcedores palmeirenses espalhados pelo mundo. Os jovens ainda têm contato com outras culturas futebolísiticas, enfrentam outros modelos de jogo e aprendem sobre o mundo. No ano passado, o Verdão disputou torneios em sete países diferentes, com dois títulos obtidos.

No início de 2017, o saldo já é positivo. O Sub-17 foi campeão da Scopigno Cup, em Rieti, na Itália, com vitória sobre o Dínamo de Kiev-UCR na final, por 2 a 0 (campanha invicta de três vitórias e um empate). Agora na Espanha, a categoria participa do Torneio da Real Sociedad, no qual é o atual vice-campeão e busca a taça inédita. Vale ressaltar que o time Sub-17 do Verdão também foi vice-campeão mundial em 2016, após a final contra o Real Madrid.

Também neste domingo (15), a equipe Sub-18 do Verdão faz importante duelo no exterior. Atual campeã do Torneio de Bellinzona, na Suíça, a equipe disputa a semifinal do torneio contra a Internazionale de Milão, às 16h (horário da Suíça, 11h no Brasil). Participam também Darou Salam (Senegal), Rijeka, Honved (Hungria), Brøndby (Dinamarca), Grasshopper e Ticino Team (Suíça). O Sub-12 terminou em terceiro lugar na Copa Toreros, disputada no Japão.

O Sub-15 também realizou sua primeira viagem internacional da temporada: em Bolonha, na Itália, participou do torneio “We Love Football”, que contou com a presença dos principais clubes italianos (Inter de Milão, Milan, Juventus e Roma), além de outros grandes europeus como o Atlético de Madrid. O clube empatou em 1 a 1 com a Roma, venceu o Lokomotiv Zagreb por 6 a 1 e teve o futebol ofensivo muito elogiado pela delegação de todos os rivais.