Departamento de Comunicação

O ano de 2021 ficará marcado para sempre na história do Palmeiras e na memória do torcedor palestrino. Com dois títulos de CONMEBOL Libertadores e a Copa do Brasil de 2020 conquistados no intervalo de 365 dias, o Verdão encerra nesta sexta-feira (31) um dos anos mais vitoriosos, intensos e emocionantes de sua história. Um ano verde, de alma e coração.

Foram 91 partidas disputadas no total, sendo o terceiro ano com mais jogos na história do clube. Uma caminhada que teve estreia épica, servindo de amostra para o que viria pela frente: vitória por 3 a 0 sobre o River Plate, na Argentina, no dia 5 de janeiro, pela semifinal da Libertadores, que abriu caminho à classificação para a final única no Maracanã.

Aos pés do Cristo Redentor, o Palmeiras enfrentou o Santos na primeira decisão paulista da história da competição. O drama e a tensão na tarde de 30 de janeiro pareciam intermináveis até que, aos 98 minutos e 28 segundos, veio a Glória Eterna. Da cabeça do predestinado Breno Lopes saiu a bola que beijou a rede e tingiu a América de verde pela segunda vez, 21 anos depois.

O calendário apertado pela pandemia da Covid-19 também adiou as finais da Copa do Brasil de 2020 para os meses de fevereiro e março. O Verdão foi superior ao Grêmio nos dois jogos e fechou a Tríplice Coroa com o tetracampeonato no Allianz Parque. Somado ao Paulista vencido no ano anterior, as conquistas de um estadual, um nacional e um internacional em uma mesma temporada foi um feito inédito na história centenária do Palmeiras.

De volta à disputa de mais uma Libertadores no mesmo ano, o Verdão brilhou sob o céu celeste de Montevidéu. Com campanha irretocável, superando clássicos e tabus, o Alviverde deixou pelo caminho os brasileiros São Paulo e Atlético-MG antes da final de 27 de novembro, quando bateu o Flamengo por 2 a 1 no Estádio Centenário. Com cabeça fria e coração quente, o time do técnico Abel Ferreira se tornou o único do continente a alcançar a Glória Eterna duas vezes seguidas neste século.

O tri reforçou outras marcas do clube como o brasileiro mais tradicional na principal competição sul-americana: maior campeão (três títulos, ao lado de Santos, São Paulo e Grêmio), mais finais disputadas (seis, ao lado do São Paulo – o Verdão disputou as de 1961, 1968, 1999, 2000, 2020 e 2021), o que soma mais jogos (210, seguido do Grêmio, 208), mais vitórias (117, seguido do Grêmio, com 108) e mais gols no geral (392, seguido do Grêmio, 318).

O ano também foi de taças para as Crias da Academia, que faturaram cinco títulos com destaque para o pentacampeonato consecutivo do Paulista Sub-20 e a Nike Premier Cup Sub-15, além da Liga de Desenvolvimento CBF Sub-13. No jogo que fechou a temporada para o futebol profissional, os garotos do Sub-20 representaram o Palmeiras na última rodada do Brasileirão e jogaram como gente grande na vitória sobre o Ceará, em 9 de dezembro.

As Palestrinas também fizeram bonito e, além do vice-campeonato brasileiro feminino, faturaram a Copa Paulista pela segunda vez nos últimos três anos. A taça, inclusive, entrou para a conta da incrível marca de 100 títulos conquistados pelo clube em um período de cinco anos, incluindo futebol profissional masculino, futebol feminino e categorias de base. Um ano mágico que se encerra com os votos de um 2022 de novas alegrias para a torcida alviverde.