Sbragia e Zogaib aplicam avaliação física na reapresentação do grupo
Agência Palmeiras
Marcelo Cazavia
O primeiro dia de atividades na Academia de Futebol após a folga geral de dez dias foi bastante puxado para os atletas palmeirenses. Divididos em grupos de quatro ou cinco, os jogadores passaram por um desgastante teste físico nesta quinta-feira [17] sob os olhares atentos do preparador Anselmo Sbragia e do fisiologista Paulo Zogaib.
Um dispositivo eletrônico foi colocado ao final de um percurso de 35 metros no campo, e cada atleta tinha que fazer seis passagens neste espaço na maior velocidade possível. Após cada pique, o jogador descansava por 10 segundos até que o aparelho disparasse um aviso sonoro para que uma nova arrancada fosse realizada.
“Essa é uma avaliação chamada rast test, que serve para mensurar a potência e a resistência anaeróbia do atleta. Fizemos também esse procedimento no início da temporada”, conta Sbragia. “Com os resultados, faremos um cálculo que servirá como parâmetro para formular treinos individuais para os jogadores”, completa Zogaib.
Antes de irem para o gramado, os palmeirenses fizeram também um teste salto vertical e uma avaliação do percentual de gordura. “Tudo isso serve para preparamos um programa específico de condicionamento físico para cada indivíduo do elenco”, ressalta Sbragia.
O grupo volta a treinar fisicamente nesta sexta-feira [18] em dois períodos. As atividades com bola terão início apenas na próxima semana.