Seleção Brasileira convoca cinco jogadores do Palmeiras para o Sul-Americano Sub-15
Daniel Romeu
Departamento de Comunicação
O Palmeiras terá cinco jogadores na Seleção Brasileira Sub-15 durante a disputa do Sul-Americano da categoria, entre os dias 5 e 19 de novembro, na Argentina. Destaques do clube, os zagueiros Renan e Henri, os meias Fabinho e Gabriel Silva e o atacante Gabriel Veron foram aprovados na última etapa de preparação, na Granja Comary, em Teresópolis-RJ, e conseguiram vagas na lista final.
O Brasil Sub-15 é comandado por Paulo Victor Gomes, que também é o treinador da equipe Sub-15 do Verdão. O Palmeiras é o clube com o maior número de convocados à Seleção Sub-15 na temporada, com nove atletas chamados desde o início da preparação, em junho – incluindo os cinco convocados desta sexta, que têm sido chamados desde as primeiras listas.
O Brasil está no Grupo B com Bolívia, Venezuela, Peru, Equador e Croácia – o representante europeu foi convidado a participar, assim como a República Tcheca, ao lado dos dez representantes da Conmebol. Em sete edições disputadas até aqui do Sul-Americano Sub-15, a Seleção Brasileira foi campeã em quatro oportunidades: 2005, 2007, 2011 e 2015.
Todos os jogos do Brasil serão disputados na cidade de Mendoza, às 22h (de Brasília). A Seleção estreia contra a Bolívia, no dia 6, e enfrenta na sequência Equador, no dia 8, Croácia, no dia 10, Venezuela, no dia 12, e Peru, no dia 14, no encerramento da primeira fase. Classificam-se para a semifinal os dois primeiros colocados de cada chave.
No último título do Brasil no Sul-Americano Sub-15, em 2015, o Palmeiras teve dois representantes: o meia Alan Guimarães e o zagueiro Vitão, que assumiram papel de protagonismo na ocasião (Alan, inclusive, foi eleito o melhor jogador da final, contra o Uruguai). Coincidentemente, a dupla está na Índia, onde defende a Seleção Brasileira na Copa do Mundo Sub-17 junto ao lateral-esquerdo Luan.
Palmeiras nas seleções de base
O Verdão teve 17 convocados às Seleções de base ao todo neste ano, marca que faz do clube o recordista nacional. Na Seleção Brasileira Sub-15, foram nove atletas: os goleiros Mateus e Bruno Carcaioli, os zagueiros Henri e Renan, o lateral Garcia, os meias Fabinho e Gabriel Silva e os atacantes Vinicius e Gabriel Veron, além do próprio técnico Paulo Victor Gomes.
No Brasil Sub-17, os laterais Lucas Rosa e Luan Cândido, o zagueiro Vitão e os meias Alan e Bruno Tattavito foram convocados no ano. Na Seleção do Paraguai Sub-17, o atacante Aníbal é o representante alviverde. O atacante Léo Passos também foi chamado para uma semana de treinos com o Brasil Sub-20. No ano passado, o Palmeiras teve ao todo 24 convocados.