Sobrinho de Dudu, Dorival Júnior é o novo técnico do Palmeiras

Luan de Sousa
Departamento de Comunicação

Dois dias depois da saída do argentino Ricardo Gareca, o Palmeiras acertou nesta quarta-feira (03) com Dorival Júnior para ser o novo comandante da equipe. O contrato, que será assinado no período da tarde, terá vigência até junho de 2015. 

Dorival é sobrinho do ex-volante Dudu, ídolo palestrino nos anos 60 e 70, e, como jogador e à época conhecido apenas como Júnior, vestiu as cores alviverdes entre os anos de 1989 e 1992 – com 158 jogos, 73 vitórias, 53 empates, 32 derrotas e cinco gols.

Divulgação _ O novo treinador Dorival (esquerda), em uma partida contra a equipe do Internacional

O novo comandante do clube é também o 26º caso de ex-atleta do Verdão a dirigir o time profissional posteriormente. O último havia sido Antônio Carlos Zago, ex-zagueiro palmeirense na década de 90 e que assumiu a equipe em 2010. Veja a lista completa no fim da matéria.

Dorival, como técnico, foi campeão catarinense à frente do Figueirense em 2004, pernambucano pelo Sport em 2006, paranaense pelo Coritiba em 2008, da Série B do Campeonato Brasileiro em 2009 pelo Vasco, paulista e da Copa do Brasil pelo Santos em 2010 e, em 2012, gaúcho pelo Internacional. Em 2013, o profissional dirigiu Flamengo, Vasco e Fluminense. 

Contra o Atlético-MG nesta quinta-feira (04), às 20h, no estádio Independência, pela partida de volta das oitavas de final da Copa do Brasil, o Palmeiras será comandado pelo auxiliar-técnico Alberto Valentim. O funcionário alviverde foi interino entre a saída de Kleina e a chegada de Gareca (nos meses de maio e junho) e contabiliza sete confrontos, com quatro triunfos, um empate e dois reveses.

Curiosidade: Ídolo nas Academias, Dudu pendurou as chuteiras em 1976, quando virou auxiliar-técnico de Dino Sani no Verdão e posteriormente, com a saída do último, conduziu a equipe ao título paulista de 1976. Além da passagem na década de 70, o ex-volante treinou o Alviverde em 1981 e entre 1990 a 1991, quando, inclusive, foi técnico de seu sobrinho Dorival Júnior. Ao todo, Dudu, como treinador, somou 142 duelos, com 75 vitórias, 45 empates e 22 derrotas.

 Lista dos ex-jogadores palestrinos que assumiram o Palmeiras como treinador*:

Alfredo González
Amílcar Barbuy
Antônio Carlos Zago
Aymoré Moreira}
Bianco
Chinesinho
Dino Sani
Dorival Júnior
Dudu
Emerson Leão
Ênio Andrade
Fabbi
Fedato
Humberto Cabelli
Jorginho Cantinflas
Julinho Botelho
Junqueira
Mário Travaglini
Minuca
Oswaldo Brandão
Picagli
Sylvio Lagreca
Valdemar Carabina
Valdir Joaquim de Morais
Ventura Cambón
Vicente Arenari

*A relação leva em conta apenas os que comandaram o time mais de uma vez